Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Centenas de pessoas são presas na Índia após protestos contra lei

Mais de 1.500 pessoas foram detidas nos 10 dias de manifestações contra lei de cidadania no país. Outras 4.000 pessoas foram detidas e soltas

Internacional|

Mais de 1.500 pessoas foram presas na Índia
Mais de 1.500 pessoas foram presas na Índia Mais de 1.500 pessoas foram presas na Índia

Autoridades disseram que mais de 1.500 manifestantes foram presos na Índia nos últimos dez dias, resultado de violentos protestos que a polícia tenta controlar e que têm como alvo uma lei que, segundo alguns críticos, mina a Constituição secular do país.

Outras 4.000 pessoas foram detidas e posteriormente soltas, disseram autoridades.

Duas autoridades do governo, responsáveis pela segurança interna do país e que não quiseram se identificar, disseram que só foram presas as pessoas que recorreram à violência durante as manifestações.

Leia também

Pelo menos 19 pessoas morreram em confrontos entre a polícia e manifestantes desde que o Parlamento aprovou a lei, em 11 de dezembro. Críticos dizem que a legislação discrimina os muçulmanos e ameaça a laicidade do Estado, por tornar a religião um critério para cidadania.

A lei tem como objetivo conceder cidadania a habitantes das minorias hindu, budista, cristã, siqui, jaina e parse que vieram do Afeganistão, Paquistão e Bangladesh, que têm maioria muçulmana. A pessoa precisa ter entrado na Índia até 31 de dezembro de 2014 para ter direito a pedir a cidadania.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.