Centro e leste dos EUA mantêm alerta por fumaça de incêndios no Canadá
Fumaça das centenas de incêndios ativos já está afetando qualidade do ar e pode seguir avançando nas próximas horas
Internacional|Do R7

Vários estados do centro e do nordeste dos Estados Unidos alertaram que a fumaça das centenas de incêndios ativos no Canadá já está afetando a qualidade do ar e pode seguir avançando nas próximas horas, segundo informou nesta última quarta-feira (28) a imprensa americana.
Os estados de Iowa, Wisconsin, Illinois, Indiana, Michigan, Delaware, Kansas, Ohio, Nova York e Virginia pediram à população que siga atentamente os alertas de contaminação, que poderiam afetar pessoas com problemas respiratórios, crianças e idosos.
As autoridades recomendam o uso de máscaras N95 e também que as pessoas evitem atividades ao ar livre.
Já para grandes cidades como Chicago, Detroit e Minneapolis, que segundo o site de medição de contaminação do ar IQAir já estão entre as quatro metrópoles mais poluídas do mundo neste momento, a expectativa é que o vento leve a fumaça para outras regiões do país.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, alertou que a fumaça poderia chegar hoje às áreas mais ao norte do oeste do estado e alcançar, dessa forma, a cidade de Nova York até o fim do dia.
"Enquanto seguimos de perto as previsões, os nova-iorquinos devem estar preparados para o possível retorno da fumaça dos incêndios florestais canadenses", afirmou Hochul.
Leia também
A governadora fez um apelo à população do estado para que se mantenha em alerta, especialmente aquelas pessoas vulneráveis perante a contaminação do ar.
No último domingo, a cidade de Montreal, no Canadá, onde há uma centena de incêndios ativos, registrou os níveis mais altos de contaminação do planeta, o que obrigou ao cancelamento de diversas atividades ao ar livre.
Hoje, Toronto figurava como a quinta cidade com maior contaminação do ar no planeta, segundo o site IQAir.
No início deste mês, as autoridades de vários estados do nordeste dos EUA ativaram alertas sobre os níveis de contaminação do ar, como consequência da presença de fumaça dos incêndios canadenses.
Um pesquisador da Nasa garantiu que a contaminação pela fumaça da superfície de Nova York até a região de Washington é a mais significativa desde julho de 2002, quando aconteceu situação semelhante.
Trabalhar só em 4 dias na semana? Confira países que adotaram jornada reduzida
A redução da jornada de trabalho é um assunto que ganha espaço em diversos países. A mudança de cinco para quatro dias visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, assim como a produtividade. Sindicatos em vários países tentam negociar essa mu...
A redução da jornada de trabalho é um assunto que ganha espaço em diversos países. A mudança de cinco para quatro dias visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, assim como a produtividade. Sindicatos em vários países tentam negociar essa mudança com os patrões. Confira como a redução da jornada está funcionando pelo mundo *Sob supervisão de Pablo Marques


























