Chances de sucesso da COP26 são de 60%, diz Boris Johnson
Primeiro-ministro do Reino Unido participa da reunião do G20 e é um dos nomes confirmados para cúpula do clima da ONU, a COP26
Internacional|Do R7, com Reuters
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, estimou que as chances de haver um resultado positivo na cúpula sobre mudanças climáticas da ONU, a COP26, sejam de 60%.
COP26: entenda a importância da cúpula deste ano para o planeta
Questionado se ainda estimava as chances de sucesso em Glasgow em 6 numa escala até 10, como fez em setembro, Johnson afirmou à BBC: "Eu diria que é mais ou menos a mesma coisa".
"O que precisamos fazer é garantir que, na cúpula da COP na próxima semana, os líderes mundiais se reúnam e façam os compromissos que são necessários", disse, em Roma, onde comparece a uma reunião dos líderes dos países que formam o G20.
A cúpula, que começa no domingo (31), será realizada em Glasgow, na Escócia, e é esperado que os líderes mundiais participantes definam planos para conter o aquecimento global.
As medidas adotadas para os próximos anos têm como objetivo evitar que a temperatura do planeta aumente mais do que 1,5 grau em comparação à do nível pré-industrial, período em que a emissão de gases do efeito estufa era muito menor.
Leia também
Uma das propostas que devem ser discutidas na cúpula para conseguir evitar os impactos severos da mudança climática é alcançar a emissão zero de carbono até 2050. Nesse caso, seria necessário substituir os combustíveis fósseis por alternativas mais ecológicas.