Logo R7.com
RecordPlus

Charmosa primeira-dama chinesa faz sucesso na Internet

Elogiada por seu charme e elegância, Peng Liyuan chamou a atenção dos internautas durante a primeira viagem do marido como presidente da China

Internacional|Do R7

  • Google News
A elegante primeira-dama chinesa desce do avião com seu marido, o presidente Xi Jinping, em visita à Rússia
A elegante primeira-dama chinesa desce do avião com seu marido, o presidente Xi Jinping, em visita à Rússia

Com um sorriso no rosto, um casaco preto simples e uma bolsa elegante, embora sem grife, a nova primeira-dama da China, Peng Liyuan, surgiu na sexta-feira (22) no cenário internacional e se tornou um sucesso instantâneo na Internet do seu país.

Ao descer de um avião em Moscou, primeira escala da primeira viagem internacional de Xi Jinping após assumir a Presidência, Peng causou alvoroço entre os usuários chineses da rede por causa da sua aparência refinada e do evidente afeto pelo seu corpulento marido.


No Sina Weibo, uma espécie de Twitter chinês, usuários escreveram diversos comentários sobre a primeira-dama. "Que linda, Peng Liyuan, que linda! Que composta, que magnânima", "quem não adoraria uma dama como essa e não seria insanamente feliz com ela?", foram alguns dos comentários postados na internet.

Premiê chinês quer construir novo relacionamento com os EUA


Líder comunista Xi Jinping é nomeado presidente da China

A loja eletrônica Taobao rapidamente começou a vender casacos semelhantes ao de Peng, anunciando "o mesmo estilo da primeira-dama". Outros especularam sobre a marca da sua bolsa e dos seus sapatos.


Os sapatos dela "são realmente clássicos, e quem desenhou sua bolsa?", escreveu um terceiro usuário do Weibo.

Peng já era muito conhecida na China como cantora. Durante vários anos foi provavelmente mais famosa e certamente mais popular do que seu marido.


Quem a conhece a descreve como vivaz e divertida, mas diz que ela recebeu orientações para ser mais discreta depois de Xi ser alçado a vice-presidente, em 2008.

Agora que ele ascendeu à Presidência, a primeira-dama deve receber atribuições próprias, contribuindo com os esforços do governo para abrandar a imagem da China no exterior.

A atual viagem vai durar uma semana e inclui escalas também na Tanzânia, África do Sul e República do Congo. Peng, conhecida por militar em causas como o apoio a crianças soropositivas, provavelmente visitará instituições beneficentes durante a viagem.

Quase 330 milhões de abortos em 40 anos na China

Obama se reúne com Wen Jiabao após transição política na China

Ao contrário dos políticos ocidentais, sempre dispostos a beijar uma criancinha, o Partido Comunista Chinês habitualmente se esforça para evitar que seus líderes pareçam humanos demais. A tal ponto que, em muitos casos, até seus aniversários e o nome dos filhos são tratados como segredo de Estado.

Mas Xi e Peng são diferentes, e a imprensa estatal já publicou dezenas de reportagens e ensaios fotográficos sobre o relacionamento do casal. Em entrevista a uma revista estatal em 2007, quando ela descreveu Xi como trabalhador e pé-no-chão.

— Quando ele chega em casa, nunca penso como se houvesse algum líder na casa. Aos meus olhos, ele é só o meu marido.

Peng é a segunda mulher de Xi, e os dois têm uma filha que estuda em Harvard, usando um pseudônimo. Xi se divorciou da primeira mulher, filha de um diplomata.

Nas últimas décadas, as primeiras-damas chinesas eram sempre discretas, em grande parte por causa da lembrança negativa associada a Jiang Qing, viúva do fundador da China comunista, Mao Tse-tung.

Jiang foi a líder da "Camarilha dos Quatro", que exerceu o poder supremo na China durante a Revolução Cultural (1966-76). Em 1981, ela foi condenada à morte pelo assassinato de dezenas de milhares de pessoas durante aquele período caótico, mas a pena foi suspensa.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.