Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chefe da diplomacia da União Europeia diz que 'bombardeios começaram' no leste da Ucrânia

Josep Borrell afirmou que o bloco econômico preparou sanções a serem aplicadas contra a Rússia em caso de conflito

Internacional|

Josep Borrell diz que a Europa está unida em possíveis sanções contra a Rússia
Josep Borrell diz que a Europa está unida em possíveis sanções contra a Rússia Josep Borrell diz que a Europa está unida em possíveis sanções contra a Rússia (KENZO TRIBOUILLARD/AFP)

O alto representante da União Europeia para relações exteriores, Josep Borrell, assegurou nesta quinta-feira (17) que "os bombardeios começaram em algumas partes da fronteira" no leste da Ucrânia, mas ressaltou que os países do bloco não aprovarão sanções contra a Rússia até que "o nível de intensidade da agressão assim exija".

"Tivemos notícias sobre a retirada das tropas [russas], mas não há provas disso", disse Borrell após uma reunião dos chefes de Estado e de governo da União Europeia para discutir a tensão em torno da Ucrânia, na qual não foi tomada nenhuma decisão.

"O que temos como evidência, e que nos deixa muito preocupados, é o aumento dos combates e bombardeios pesados em algumas partes da fronteira, exatamente a parte que visitei no início de janeiro", disse Borrell, em relação à visita que fez à linha de contato no leste da Ucrânia.

O chefe da diplomacia europeia também destacou que, "nas últimas horas", foi constatada "muita desinformação da Rússia para criar uma atmosfera de ataques contra russos nessa parte da Ucrânia".

Publicidade

"E, se acrescentarmos a isso que a Duma [Câmara baixa russa] votou para pedir ao presidente [Vladimir] Putin que reconheça a independência" das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, "todo o pacote aumenta nossas preocupações", ressaltou.

Antes de participar do encontro com os 27 membros do bloco, o chefe da diplomacia europeia esteve nesta manhã na sede da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), onde os ministros da Defesa da Aliança garantiram ontem que a Rússia aumentou sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.

Publicidade

Borrell declarou que "está preparado" para apresentar "o mais rápido possível" aos seus homólogos europeus o pacote de sanções contra a Rússia que a União Europeia vem preparando com os aliados ocidentais.

"Faremos isso quando chegar a hora, quando o nível de intensidade da agressão assim exigir", garantiu o ex-ministro espanhol, que também salientou que "a Europa está completamente unida" nas sanções, entre as quais haverá medidas financeiras e energéticas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.