Logo R7.com
RecordPlus

Chile suspende alerta de tsunami para país inteiro após terremoto que deixou pelo menos dez mortos

Tremor de terra também foi sentido em cidades da Argentina e do Brasil

Internacional|com ANSA

  • Google News
Aulas foram canceladas hoje nas escolas de Atacama e Los Lagos
Aulas foram canceladas hoje nas escolas de Atacama e Los Lagos

O alarme de tsunami que tinha sido declarado em toda a costa do Chile foi cancelado na manhã desta quinta-feira (17), com exceção das regiões de Coquimbo e Atacama. As autoridades chilenas e institutos norte-americanos de pesquisa, porém, ainda monitoram as atividades sísmicas no Oceano Pacífico.

"O alerta de tsunami está suspenso para todo território nacional", informou o Escritório Nacional de Emergências pelo Twitter.


O governo do Chile confirmou que o terremoto de 8,4 graus na escala Richter que atingiu o país na noite de ontem, provocou ao menos dez mortes e a evacuação de um milhão de pessoas em toda a costa.

O tremor de terra foi sentido em cidades da Argentina e do Brasil.


Terremoto no Chile deixou 1 milhão de desalojados, diz governo

Chile sofre terremoto e emite alerta de tsunami. SP sente tremor


O ministro do Interior do Chile, Jorge Burgos, disse que foi convocada para hoje uma reunião de emergência do gabinete da presidente Michelle Bachelet. O encontro deve ocorrer em Coquimbo, onde foi registrado o epicentro do terremoto e considerada a zona mais atingida, com desmoronamentos e estradas obstruídas.

Após o terremoto, outras réplicas de 5 graus na escala Richter foram sentidas ao longo da madrugada no Chile. As aulas foram canceladas hoje nas escolas de Atacama e Los Lagos.


Algumas cidades brasileiras, como São Paulo, e argentinas também sentiram o tremor principal. Na Avenida Paulista, prédios foram evacuados. O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 50 chamados devido ao terremoto nos bairros da Vila Mariana, Tatuapé, Guarulhos e Osasco.

De acordo com Ministério do Interior e Segurança Pública do Chile (Onemi), o terremoto ocorreu às 19h55 locais, a 36 quilômetros da cidade de Canela Baja, e com 11 quilômetros de profundidade. Em 2010, um terremoto de 8,8 graus provocou um tsunami na região de Valparaíso e fez o país declarar estado de calamidade. Mais de 720 pessoas morreram.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.