Logo R7.com
RecordPlus
‌

China, Cuba e Rússia entram para órgão de direitos humanos da ONU

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

NAÇÕES UNIDAS, 12 Nov (Reuters) - China, Cuba, Rússia e Arábia Saudita receberam nesta terça-feira um mandato de três anos no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, apesar das preocupações a respeito de abusos e restrições às liberdades nesses quatro países.

O conselho também será integrado por África do Sul, Argélia, França, Grã-Bretanha, Maldivas, Marrocos, México, Namíbia, Vietnã e Macedônia.

‌

A eleição anual de um terço dos membros do conselho aconteceu na Assembleia-Geral da ONU, que reúne os 193 países da entidade. O Sudão do Sul e o Uruguai não obtiveram vagas, porque enfrentaram concorrentes em suas respectivas regiões. Os demais eram candidatos únicos.

"Com a volta de China, Rússia, Arábia Saudita e Cuba, os defensores dos direitos humanos terão seu trabalho obstruído no ano que vem no Conselho dos Direitos Humanos", disse Peggy Hicks, da entidade Human Rights Watch, de Nova York.

‌

"Felizmente, nenhum Estado tem poder de veto em Genebra, então uma maioria empenhada ainda pode obter resultados concretos."

Irã e Síria também planejavam disputar vagas no conselho, mas desistiram diante das críticas à situação dos direitos humanos nesses países.

(Reportagem de Louis Charbonneau)

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.