Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China e Rússia atacam EUA por possível visita de Nancy Pelosi a Taiwan: 'pagarão o preço'

Russos acusam governo norte-americano de 'desestabilizar o mundo' e de provocar tensões na região asiática

Internacional|Do R7

Nancy Pelosi, nesta terça (2), com Azhar Azizan Harun, presidente da câmara da Malásia
Nancy Pelosi, nesta terça (2), com Azhar Azizan Harun, presidente da câmara da Malásia Nancy Pelosi, nesta terça (2), com Azhar Azizan Harun, presidente da câmara da Malásia

A China advertiu nesta terça-feira (2) que o governo dos Estados Unidos "pagará o preço" se a presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, visitar Taiwan, em um momento de aumento da tensão entre Pequim e Washington.

"Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China", disse à imprensa a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

A Rússia, por sua vez, acusou, também nesta terça, o governo dos EUA de "desestabilizar o mundo" e provocar tensões a respeito de Taiwan enviando Pelosi à região.

"Washington desestabiliza o mundo. Nem um único conflito solucionado nas últimas décadas, mas muitos provocados", afirmou no Telegram a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Publicidade

A declaração pretende rebater as acusações do governo dos Estados Unidos contra a Rússia de provocar uma desestabilização com a ofensiva militar na Ucrânia, e foi divulgada após as advertências da China contra uma visita de Pelosi a Taiwan, que Pequim considera parte de seu território.

Pelosi iniciou uma viagem por vários países asiáticos, que já a levou a Singapura e nesta terça-feira está na Malásia. O itinerário inclui escalas na Coreia do Sul e Japão, mas a perspectiva de uma visita a Taiwan ainda chama a atenção.

Isolada no cenário internacional desde o início da operação na Ucrânia e afetada economicamente pelas sanções ocidentais, a Rússia tenta uma aproximação da China.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.