Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China encerra lockdown em Xian, cidade com 13 mi de habitantes

População estava confinada desde 22 de dezembro após um surto de Covid que ultrapassou 2.100 casos, o maior no país em meses

Internacional|

Um funcionário pulveriza desinfetante em uma área residencial de Xian no domingo (23)
Um funcionário pulveriza desinfetante em uma área residencial de Xian no domingo (23) Um funcionário pulveriza desinfetante em uma área residencial de Xian no domingo (23)

As autoridades chinesas encerraram nesta segunda-feira (24) o confinamento dos habitantes da cidade de Xian, na região Norte, um dos mais longos do país, e anunciaram a flexibilização da maioria das restrições.

Os 13 milhões de habitantes da cidade, conhecida por seus Guerreiros de Terracota, estavam confinados em suas casas desde 22 de dezembro após a descoberta de um surto de Covid-19 que ultrapassou 2.100 casos, o maior na China em meses.

Com os Jogos Olímpicos de Inverno começando na próxima semana, as autoridades querem acabar com os surtos em várias grandes cidades, incluindo Pequim, onde mais de 40 casos foram relatados desde meados de janeiro.

Embora a quantidade de casos de coronavírus na China seja insignificante em comparação com os números de outros países, a estratégia Covid zero das autoridades significa que o menor sinal do vírus está sujeito a rastreamento de contatos, bloqueios seletivos e longas quarentenas.

Publicidade

Leia também

Em Xian, na semana passada as autoridades começaram a diminuir as restrições após uma queda significativa no número de casos diários.

Os moradores que não têm problemas de saúde podem deixar a cidade, enquanto o transporte público e a atividade econômica foram totalmente retomados.

Publicidade

Xian agora é considerada uma zona de "baixo risco", disseram autoridades de controle do vírus em comunicado nesta segunda-feira, observando que apenas um distrito permanece fechado.

Em Pequim, as autoridades estão reforçando os controles já rígidos após um crescimento recente no número de casos, que coincide com o tradicional aumento nas viagens pelo país antes do Ano-Novo chinês.

As autoridades tentam evitar um bloqueio total da capital antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, que estão determinados a realizar, e pedem aos moradores que não se desloquem durante os feriados de Ano-Novo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.