Logo R7.com
RecordPlus

Chuvas torrenciais deixam ao menos 46 mortos na Argentina

Internacional|Do R7

  • Google News

BUENOS AIRES, 3 Abr (Reuters) - Pelo menos 46 pessoas morreram e centenas tiveram de ser retiradas de suas casas na capital da província de Buenos Aires e seus arredores depois de chuvas torrenciais recordes, disseram fontes oficiais nesta quarta-feira.

A tempestade, uma das mais fortes já registradas na região, deixou pelo menos cinco pessoas mortas na terça-feira em sua passagem pela cidade de Buenos Aires.


A maior parte das vítimas morreu afogada quando foi surpreendida pelas fortes correntes de água que se formaram em apenas minutos pela chuva que caiu na noite de terça-feira na cidade de La Plata e várias localidades próximas.

"A situação é gravíssima... uma chuva de uma intensidade em tão pouco tempo que deixou as pessoas presas fatalmente em carros, nas ruas", disse a jornalistas o governador de Buenos Aires, Daniel Scioli.


Ele acrescentou que pelo menos 46 pessoas morreram. Mais de 1.500 pessoas haviam sido retiradas de suas casas.

A imprensa argentina informou que caíram entre 300 e 400 milímetros de chuva em apenas duas horas, inundando ruas e casas.


Dezenas de pessoas tiveram de ficar por horas sobre os telhados de suas casas à espera do resgate, conforme a água arrastava todos os veículos em seu caminho.

"Não havia estrutura que aguentasse. Gente que passou a noite nos tetos, se molhando, famílias, bebês, gente em cadeira de rodas que esteve toda a noite com água até a cintura. Um desastre", disse à Reuters TV o morador Bruno Zorzit.


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que cresceu em La Plata, percorreu as áreas inundadas e prometeu aumentar a presença das forças de segurança para evitar saques nas casas que tiveram de ser abandonadas.

"As pessoas têm medo... vários vizinhos aí do bairro me disseram agora à noite que viram caras estranhas e têm medo pela segurança. Então, estivemos conversando com o ministro (de Justiça e Segurança de Buenos Aires, Ricardo) Casal para que, por favor, exista muita vigilância, muita presença policial", disse a presidente.

La Plata está cerca de 60 quilômetros ao sul da cidade de Buenos Aires.

(Reportagem de Juan Bustamante e Alejandro Lifschitz)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.