Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colômbia captura acusado de planejar ataque contra os EUA

Homem estaria envolvido em um possível atentado contra a sede diplomática do país em Bogotá entre 2019 e 2020

Internacional|Da EFE

Momento em que Carlos Fernando Melo Narváez foi preso
Momento em que Carlos Fernando Melo Narváez foi preso Momento em que Carlos Fernando Melo Narváez foi preso

As autoridades da Colômbia capturaram, em Bogotá, Carlos Fernando Melo Narváez, cuja extradição é pedida pelos Estados Unidos por supostamente ter participado do planejamento de um atentado contra a embaixada americana na capital colombiana.

De acordo com um comunicado do Ministério Público colombiano, Melo é solicitado pelo tribunal do distrito Sul de Nova York pelos supostos crimes de "tráfico de drogas, terrorismo e porte de armas de fogo".

O capturado, de acordo com a solicitação da corte nova-iorquina, estaria envolvido no planejamento de um possível atentado contra a sede diplomática dos EUA em Bogotá entre 2019 e 2020.

"Contra ele há indícios deque teria feito contato com um grupo de pessoas para que vigiasse e tirasse fotos da sede diplomática e da equipe de segurança", detalhou a procuradoria.

Publicidade

O sistema judicial dos EUA também o acusa de ter contatos com dissidentes das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN) para "supostamente coordenar a saída de narcóticos através do Equador e do Panamá".

As Forças Armadas colombianas disseram, em comunicado, que o homem capturado "coordenou a entrada de armas e explosivos na capital para atacar a Embaixada dos EUA na Colômbia".

Publicidade

De acordo com a corporação, ele fez "contato com a Frente Domingo Lain Saenz, da Frente de Guerra Oriental do ELN, a fim de aumentar a sua rede de negócios ilícitos".

Durante as investigações, foi estabelecido que, durante o período de isolamento em 2020 devido à pandemia, Melo Narváez esteve aparentemente no Equador e retornou à Colômbia no final de novembro. Depois de passar meses no departamento de Nariño, na fronteira com o Equador, se mudou há alguns dias para Bogotá, onde foi localizado.

A Direção de Assuntos Internacionais do Ministério Público, através do Ministério das Relações Exteriores, informou a embaixada dos Estados Unidos da captura de Melo para que o pedido de extradição seja formalizado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.