Como pescadores nas Filipinas estão capturando drones subaquáticos furtivos da China
Dispositivo media a salinidade, a temperatura e a profundidade da água, segundo o governo filipino; China não comentou sobre o caso
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Guarda Costeira das Filipinas disse na última terça-feira (30) que pescadores do país descobriram mais um drone subaquático de origem chinesa enquanto trabalhavam em águas perto de Palawan. Esse é o quarto episódio de captura de supostos dispositivos chineses em áreas filipinas.
“Elogiamos a ação rápida dos pescadores locais por relatarem esta descoberta”, disse o comandante da Guarda Costeira das Filipinas, almirante Ronnie Gil Gavan, nas redes sociais.
A Guarda Costeira disse que os pescadores encontraram um “dispositivo de aproximadamente 3,6 metros de comprimento” no dia 28 de setembro. Os pescadores entregaram o drone à Guarda Costeira na noite de terça para mais investigações.
Estudos preliminares mostraram que o dispositivo possuía uma “sonda compacta projetada para medir a salinidade, a temperatura e a profundidade da água do mar”, segundo o comunicado do governo filipino.
O governo filipino disse ainda que o sensor estava etiquetado em chinês e que sua “estrutura metálica resistente” era “típica de componentes de veículos subaquáticos autônomos, comumente conhecidos como ‘drones subaquáticos’”.
Leia mais:
Maquinários semelhantes vêm sendo recuperados pela Guarda Costeira das Filipinas desde julho de 2022. “Pelo menos três dessas recuperações anteriores foram vinculadas à implantação chinesa, com base em evidências como cartões SIM da China Telecom, transceptores de irídio conectados à HWA Create sediada em Pequim e baterias marcadas pela China Electronics Technology Group Corporation”, disse o comunicado. O Ministério das Relações Exteriores da China não comentou sobre o caso.
Pescadores filipinos já encontraram drones chineses em outras três ocasiões. Em janeiro, na penúltima descoberta, a Polícia Nacional das Filipinas disse que pescadores encontraram um drone subaquático chinês a seis milhas da costa de uma pequena ilha na província de Masbate.
Os achados ocorrem em meio a tensões entre a China e Filipinas. Ambos têm reivindicações de soberania sobre o Mar da China Meridional, uma importante rota marítima que abriga grandes reservas de petróleo e gás.
Em agosto, um navio de guerra da Marinha chinesa e um veleiro da Guarda Costeira da China colidiram enquanto perseguiam um navio militar filipino no Mar da China Meridional (vídeo abaixo). As embarcações chinesas teriam sofrido danos significativos nos cascos, segundo relatórios do governo filipino.
O porta-voz da Guarda Costeira das Filipinas, Jay Tarriela, disse que o órgão “tem instado consistentemente” a China a aderir às regulamentações internacionais sobre prevenção de colisões e a “abordar essas questões com profissionalismo”.
Perguntas e Respostas
O que aconteceu com os pescadores nas Filipinas em relação a drones subaquáticos?
A Guarda Costeira das Filipinas informou que pescadores do país descobriram um drone subaquático de origem chinesa enquanto trabalhavam em águas perto de Palawan. Este é o quarto episódio de captura de dispositivos chineses em áreas filipinas.
Qual foi a reação da Guarda Costeira das Filipinas?
O comandante da Guarda Costeira, almirante Ronnie Gil Gavan, elogiou a ação rápida dos pescadores locais por relatarem a descoberta do drone.
Quais foram as características do drone encontrado?
O drone, encontrado no dia 28 de setembro, possui aproximadamente 3,6 metros de comprimento e uma sonda projetada para medir a salinidade, temperatura e profundidade da água do mar. O sensor estava etiquetado em chinês e sua estrutura metálica era típica de drones subaquáticos.
Desde quando a Guarda Costeira das Filipinas está recuperando drones semelhantes?
A Guarda Costeira das Filipinas tem recuperado maquinários semelhantes desde julho de 2022. Pelo menos três dessas recuperações anteriores foram vinculadas à implantação chinesa, com base em evidências como cartões SIM da China Telecom e transceptores de rádio conectados a empresas chinesas.
O que a China disse sobre os drones encontrados?
O Ministério das Relações Exteriores da China não comentou sobre o caso dos drones subaquáticos encontrados.
Quais outras descobertas de drones ocorreram nas Filipinas?
Pescadores filipinos já encontraram drones chineses em outras três ocasiões. A penúltima descoberta ocorreu em janeiro, quando um drone foi encontrado a seis milhas da costa de uma pequena ilha na província de Masbate.
Qual é o contexto das tensões entre China e Filipinas?
As descobertas de drones ocorrem em meio a tensões entre a China e as Filipinas, que têm reivindicações de soberania sobre o Mar da China Meridional, uma rota marítima importante com grandes reservas de petróleo e gás.
O que aconteceu em agosto entre a Marinha chinesa e a Guarda Costeira das Filipinas?
Em agosto, um navio de guerra da Marinha chinesa colidiu com um veleiro da Guarda Costeira da China enquanto perseguiam um navio militar filipino no Mar da China Meridional, resultando em danos significativos nas embarcações chinesas.
Qual foi a posição da Guarda Costeira das Filipinas em relação à China?
O porta-voz da Guarda Costeira, Jay Tarriela, afirmou que o órgão tem instado a China a seguir as regulamentações internacionais sobre prevenção de colisões e a abordar essas questões com profissionalismo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
