Logo R7.com
RecordPlus

Como são os escritórios secretos de onde Putin comanda a Rússia durante a guerra

Uso das ‘salas bege’ molda os protocolos em torno da manutenção da segurança pessoal e do bem-estar psicológico do líder russo

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Putin criou pelo menos três escritórios idênticos para ocultar sua verdadeira localização.
  • Os chamados “salas bege” têm interiores minimalistas e foram replicados para garantir segurança.
  • Investigadores descobriram que Putin operava principalmente de Valdai, apesar das alegações do Kremlin.
  • A prática de usar escritórios clonados se tornou uma rotina institucionalizada após a anexação da Crimeia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vladimir Putin usa escritórios quase idênticos em diferentes residências Reprodução/Systema/YGTRK

Vladimir Putin construiu pelo menos três escritórios bastante idênticos em diferentes residências na tentativa de ocultar sua localização real. O uso desses escritórios de fachada intensificou-se após 2014 e acelerou durante a pandemia de Covid-19. Hoje, esse sistema faz parte da logística e dos protocolos de manutenção da segurança pessoal e do bem-estar psicológico do líder russo.

Esses escritórios são conhecidos como “salas bege” por causa de seus interiores minimalistas idênticos. As três salas replicam a mesma planta, têm os mesmos móveis, painéis de parede e até pequenos detalhes decorativos, como maçanetas e pastas. O Kremlin sempre apresentou esses locais como o “escritório em Novo-Ogaryovo”.


LEIA MAIS

No entanto, o grupo de jornalismo investigativo Systema identificou pequenas diferenças que permitiram descobrir a fraude. Os investigadores analisaram imagens da mídia, documentos de compras e dados de viagens vazados para rastrear a localização real de Putin.

Durante a pandemia, o Kremlin alegava que Putin permanecia isolado em Novo-Ogaryovo, no entanto, evidências sugeriam que ele operava principalmente a partir de Sochi ou Valdai.


Para conseguir comprovar a existência das diferentes salas, os investigadores buscaram identificar pequenas diferenças entre as réplicas de escritório, como a altura das maçanetas ou a posição das juntas das paredes. Desta forma, o Systema concluiu que 29 das 30 aparições públicas de Putin, de janeiro a setembro de 2025, foram filmadas na réplica de Valdai, e não em Moscou.

Valdai está cercada por 14 posições de defesa aérea, incluindo 13 sistemas de mísseis Pantsir, o que a torna um dos locais mais fortificados da Rússia. Em entrevista ao portal de notícias ucraniano United 24, o analista político Konstantin Gaaze observou que Putin transferiu suas operações para lá porque é mais fácil esconder a infraestrutura de segurança no meio da floresta do que em áreas urbanas como Moscou.


A investigação conclui que o uso de escritórios clonados e a divulgação de localização falsa pelo Kremlin tornaram-se uma prática institucionalizada. Valdai teria se tornado o local mais utilizado por Putin e permanece como o núcleo da atividade presidencial.

Valdai geralmente funciona como um resort de férias, aberto a todos. Mas durante a pandemia, foi frequentemente fechado a visitantes externos. E continua fechado agora. O local recebeu aqueles que acompanharam Putin e foram obrigados a cumprir a quarentena obrigatória durante a pandemia de Covid-19.


O escritório original foi construído há dez anos e está localizado nos jardins da residência oficial do presidente em Novo-Ogaryovo, região de Moscou.

Em 2014, após a anexação da Crimeia e o início da guerra na Ucrânia, acredita-se que Putin passou a temer uma ameaça externa, e isso teria motivado a criação do que pode ser a primeira cópia do escritório original, em Sochi. Essa réplica foi identificada publicamente pela primeira vez em 2020, pelo jornal independente russo Proekt.

O escritório de Valdai foi outro clone descoberto por causa das pequenas diferenças que ele apresenta em relação às outras cópias, como o padrão do conjunto de escrita e a cor do tampo da mesa.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.