Conheça a Penitenciária Barbadillo, prisão exclusiva para ex-presidentes do Peru
Estrutura abriga quatro detentos e conta com acomodações privativas, além de uma área para receber visitas
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma prisão em Lima, no Peru, se destaca pela quantidade de detentos. Atualmente, a Penitenciária Barbadillo abriga quatro pessoas: Alejandro Toledo, Ollanta Humala, Martín Vizcarra e Pedro Castillo. Outro ponto que chama atenção é que todos são ex-presidentes do país.
Administrada pelo Instituto Nacional Penitenciário, a unidade funciona dentro de um complexo da polícia peruana e foi adaptada, em 2007, para receber o ex-ditador Alberto Fujimori, extraditado do Chile.
LEIA MAIS
Os atuais detentos Toledo e Humala foram condenados por envolvimento ilegal na Odebrecht. Vizcarra responde por crimes de corrupção, enquanto Castillo foi preso após uma tentativa de golpe de Estado.
Apesar de ser uma prisão, Barbadillo tem uma estrutura diferente do sistema comum. O local funciona com vigilância constante, atendimento médico regular, enfermaria 24 horas e refeitório. Os detentos também podem receber alimentos levados por familiares.
Quando Fujimori era o único preso, sua acomodação funcionava sem trancas. Ele era o responsável por fechar a própria porta nos horários determinados. No entanto, para suportar mais pessoas, a penitenciária precisou instalar portas metálicas e adotar um controle de segurança reforçado.
O espaço onde os ex-presidentes ficam ainda conta com quarto e banheiro privativos, além de um espaço para que os quatro detentos recebam visitas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp










