COP27: Biden promete cumprir metas até 2030 e anuncia fundo de 500 milhões de dólares ao Egito
Presidente dos EUA discursou diante de delegados de quase 200 países em cúpula que ocorre no balneário egípcio de Sharm el Sheikh
Internacional|Do R7, com AFP
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse "com segurança" que seu país "vai cumprir suas metas de redução de emissão de CO₂ até 2030 para evitar um inferno climático", durante seu discurso na COP27, nesta sexta-feira (11). Ele também anunciou, juntamente com a União Europeia, um pacote de 500 milhões de dólares para ajudar o Egito em sua transição energética.
A cúpula ocorre no balneário egípcio de Sharm el Sheikh, e a participação do líder americano, que discursou diante de delegados de quase 200 países, acontece após as eleições de meio de mandato dos EUA.
As mudanças climáticas põem "a vida do planeta" em risco, alertou o presidente americano. "A crise climática tem a ver com a segurança do ser humano, com a segurança econômica, a segurança ambiental, a segurança nacional e a vida do planeta."
Ele lembrou que os EUA voltaram ao Acordo de Paris, deixado pelo ex-presidente Donald Trump, e pediu desculpa pela saída temporária. Biden ainda citou que em agosto assinou uma lei de transição energética e medidas climáticas de 370 bilhões de dólares.
Para Biden, "a guerra na Ucrânia apenas reforça a urgência da necessidade de uma transição para que o mundo abandone a dependência de combustíveis fósseis".
Também nesta sexta-feira (11), um novo relatório alarmante da ONU revelou que a emissão de CO₂ dos combustíveis fósseis vão bater recorde em 2022.
O líder americano permanecerá apenas algumas horas em Sharm el Sheikh, onde também participou de uma reunião bilateral com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sissi.