Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo dos EUA diz não ter encontrado irregularidades no processo eleitoral

Processo de contagem de votos pode demorar 'semanas'; cidade do Arizona apresentou problemas em máquinas de votação

Internacional|

Mulher recolhe voto de cidadão em sessão eleitoral na Georgia
Mulher recolhe voto de cidadão em sessão eleitoral na Georgia Mulher recolhe voto de cidadão em sessão eleitoral na Georgia

A Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (CISA), entidade governamental responsável pela supervisão dos sistemas informáticos nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (9) que não detectou quaisquer irregularidades durante o processo de votação nas eleições de meio de mandato realizadas na véspera.

"Não vimos evidência de que haja nenhum sistema de votação que apagou ou perdeu votos, mudou votos, ou foi afetado de alguma forma durante as eleições no país", disse a diretora da CISA, Jen Easterly, em um comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Easterly explicou que as autoridades eleitorais estão atualmente contando votos, revisando procedimentos e testando equipamentos de informática "como parte do rigoroso processo pós-eleitoral", e que esse processo pode levar semanas.

A mensagem é divulgada em um contexto de preocupação de que alguns candidatos republicanos questionem o resultado das eleições caso não sejam vencedores, seguindo os passos do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), que ainda hoje afirma ter vencido as eleições presidenciais de 2020.

Publicidade

Apesar de vários candidatos, como a candidata a governadora do Arizona, Kari Lake, terem levantado a possibilidade de não aceitar os resultados das eleições, até agora nenhum candidato nas eleições já decididas tentou questionar os resultados.

Nesse contexto, na tarde desta quarta-feira ainda há mais de 30% dos votos a serem contados no Arizona, e a eleição para o governo do estado ainda não foi decidida a favor de nenhum dos candidatos.

Publicidade

Em um dos municípios do estado, Maricopa, um quinto das máquinas de votação relatou problemas no início do dia das eleições, embora os votos tenham sido levados para um centro de contagem onde serão registrados, segundo o oficial eleitoral do território.

Maricopa já foi centro de uma polêmica nas eleições presidenciais de 2020, onde o democrata Joe Biden venceu o republicano Donald Trump por 45.000 votos, após uma segunda contagem das cédulas e em meio a alegações infundadas de fraude denunciadas pelo agora ex-presidente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.