Resumindo a Notícia
- Imprensa da Coreia do Sul informou mais um lançamento de míssil da Coreia do Norte
- Projétil foi disparado em direção ao Mar do Japão
- Conselho de Segurança da ONU se reunirá para discutir sobre lançamentos norte-coreanos
Coreia do Norte criticou condenação de testes por parte dos Estados Unidos e aliados
Anthony Wallace/AFP - 4.10.2022A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (noite de quarta, 5, no Brasil) um míssil balístico para o mar, coincidindo com a reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York sobre o lançamento de um míssil sobre o Japão pela primeira vez em cinco anos.
Pyongyang disparou "um míssil balístico não especificado para o Mar do Leste", também conhecido como Mar do Japão, reportou a agência sul-coreana Yonhap, citando militares do país.
O Estado-maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou o lançamento, que ocorre dois dias depois do disparo de um míssil balístico de alcance intermediário que sobrevoou o Japão.
Os países do Ocidente e o chefe da ONU, António Guterres, condenaram este teste, ao qual Seul e Washington responderam na quarta-feira com uma série de mísseis que caíram no Mar do Japão.
O exército sul-coreano também anunciou nesta quarta-feira que o porta-aviões americano de propulsão nuclear USS Ronald Reagan voltará à região após ter participado de exercícios navais conjuntos no mês passado.
O país isolado, liderado por Kim Jong-Un, realizou este ano um número recorde de testes armamentísticos e recentemente revisou a própria lei para declarar "irreversível" o status de potência nuclear.
A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA condenou os Estados Unidos e aliados por convocar a reunião do Conselho de Segurança da ONU.