Coreia do Norte diz que está ‘intimamente unida’ com Moscou em ‘batalhas sangrentas’
Moscou e Pyongyang têm ampliado contatos diplomáticos e trocas estratégicas desde o início da guerra na Ucrânia
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Coreia do Norte declarou que está “intimamente unida” à Rússia em “batalhas sangrentas contra um inimigo comum”, afirmou o ministro da Defesa norte-coreano, No Kwang-chol, durante uma cerimônia nos arredores de Moscou. O evento marcou a inauguração de uma escultura em homenagem aos soldados norte-coreanos que lutaram ao lado dos russos durante a Segunda Guerra Mundial, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).
Segundo No, os laços formados no campo de batalha se tornaram a base de uma parceria estratégica entre os dois países. “Os dois países e povos estavam intimamente unidos com o caloroso afeto de companheiros de armas e amigos nas batalhas sangrentas contra o inimigo comum”, disse o ministro.
Leia mais:
“Essa tradição orgulhosa se tornou a pedra angular do desenvolvimento das relações RPDC-Rússia em uma parceria e aliança estratégica abrangente. Somente vitória e glória estão reservadas para os dois países fortalecendo constantemente a amizade militante e a solidariedade”, concluiu No.
O ministro da Defesa russo, Andrei Beloussov, também participou da cerimônia e descreveu a escultura como “um símbolo da invencível amizade militante”. Segundo ele, o monumento “daria uma grande contribuição para relembrar a memória das gerações de guerra e preservar a verdade histórica”.
A agência russa Ria Novosti informou que No expressou “total apoio” à Rússia em sua luta para “defender a soberania, a integridade territorial e os interesses nacionais”.
A cerimônia ocorre em meio ao fortalecimento da cooperação militar entre Moscou e Pyongyang, que têm ampliado contatos diplomáticos e trocas estratégicas desde o início da guerra na Ucrânia.
Os líderes da Coreia do Norte e da Rússia selaram um tratado de parceria estratégica no ano passado, que incluía um pacto de defesa mútua, e Kim, que chama Putin de “seu camarada mais querido”, prometeu que o país sempre estará ao lado de Moscou.
Perguntas e Respostas
Qual foi a declaração da Coreia do Norte em relação à Rússia?
A Coreia do Norte declarou que está “intimamente unida” à Rússia em “batalhas sangrentas contra um inimigo comum”, segundo o ministro da Defesa norte-coreano, No Kwang-chol. Essa afirmação foi feita durante uma cerimônia em Moscou que marcou a inauguração de uma escultura em homenagem aos soldados norte-coreanos que lutaram ao lado dos russos na Segunda Guerra Mundial.
O que disse o ministro da Defesa da Coreia do Norte sobre a parceria entre os dois países?
No Kwang-chol afirmou que os laços formados no campo de batalha se tornaram a base de uma parceria estratégica entre a Coreia do Norte e a Rússia. Ele destacou que os dois países e povos estão unidos pelo “caloroso afeto de companheiros de armas e amigos nas batalhas sangrentas contra o inimigo comum”.
Como o ministro da Defesa da Coreia do Norte descreveu a relação entre os países?
O ministro descreveu a relação como uma “tradição orgulhosa” que se tornou a pedra angular do desenvolvimento das relações entre a RPDC e a Rússia, caracterizando-a como uma parceria e aliança estratégica abrangente. Ele concluiu que somente vitória e glória estão reservadas para os dois países, que devem fortalecer constantemente a amizade militante e a solidariedade.
Qual foi a participação do ministro da Defesa russo na cerimônia?
O ministro da Defesa russo, Andrei Beloussov, também participou da cerimônia e descreveu a escultura como um “símbolo da invencível amizade militante”. Ele afirmou que o monumento contribuiria para relembrar a memória das gerações de guerra e preservar a verdade histórica.
O que foi relatado sobre o apoio da Coreia do Norte à Rússia?
A agência russa Ria Novosti informou que No Kwang-chol expressou “total apoio” à Rússia em sua luta para “defender a soberania, a integridade territorial e os interesses nacionais”.
Qual é o contexto atual da cooperação entre Moscou e Pyongyang?
A cerimônia ocorreu em meio ao fortalecimento da cooperação militar entre Moscou e Pyongyang, que têm ampliado contatos diplomáticos e trocas estratégicas desde o início da guerra na Ucrânia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
