Coreia do Norte exibe vídeo do lançamento de seu míssil mais poderoso
Foguete chegou a 6.518 km de altura, fez um percurso de 1.002 km e caiu em um alvo no oceano
Internacional|Do R7, com Reuters
A televisão estatal da Coreia do Norte exibiu nesta terça-feira (19) imagens do lançamento do mais recente míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18, o mais poderoso do seu arsenal, com capacidade para atingir todos os continentes, exceto a América do Sul.
O país isolado afirmou que o teste foi realizado nesta segunda-feira (18) para avaliar a prontidão de combate de suas forças nucleares diante da crescente hostilidade dos Estados Unidos, enquanto Washington e seus aliados começaram a operar um sistema de compartilhamento de dados de mísseis em tempo real.
A mídia estatal norte-coreana informou que o ditador Kim Jong-un acompanhou o lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-18 nesta segunda-feira em um local a leste da capital, Pyongyang.
O míssil chegou a uma altitude de 6.518 km, voou 1.002 km e atingiu precisamente o alvo, uma área vazia no oceano, segundo a mídia estatal.
Coreia do Sul e Japão afirmaram que, com base nos dados de voo desta segunda-feira, o Norte lançou um ICBM com alcance para atingir qualquer lugar nos Estados Unidos, principal inimigo do regime de Kim.
O lançamento foi condenado por Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos como uma flagrante violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).