Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte explode escritório de ligação com o Sul

Tensão entre dois países escalou depois que balões com propaganda de ativistas contra o líder norte-coreano, Kim Jung-un, foram soltos

Internacional|Do R7

Escritório em conjunto aberto em 2018 foi destruído pela Coreia do Norte
Escritório em conjunto aberto em 2018 foi destruído pela Coreia do Norte Escritório em conjunto aberto em 2018 foi destruído pela Coreia do Norte

A Coreia do Norte destruiu o escritório que mantinha em conjunto com a Coreia do Sul nesta terça-feira (16). A informação foi divulgada pelo Ministério da Unificação e confirma as ameaças feitas por Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano, de que o escritório poderia entrar em ‘colapso completo’.

Pelo lado norte-coreano, a informação foi confirmada poucas horas depois do ataque pela KCNA, a agência oficial de notícias da Coreia do Norte.

"O escritório conjunto entre o Norte e o Sul foi completamente destruído hoje", diz o texto da KCNA. "Já interrompemos todas as linhas de comunicação entre as duas partes coreanas", acrescenta a informação. 

De acordo com a agência norte-coreana, a decisão do regime de Pyongyang está em conformidade com a posição de "pessoas raivosas" e com a intenção de "pagar um preço alto por seus crimes", em aparente alusão ao Sul.

Publicidade

O escritório, localizado na cidade fronteiriça de Kaesong, foi aberto em 2018 e abrigava funcionários dos dois países.

Leia mais: Coreia do Sul reforça vigilância após ameaças da Coreia do Norte

Publicidade

O texto não cita expressamente a razão, mas a destruição desse escritório central ocorre em meio à crescente tensão entre Seul e Pyongyang pelo envio de balões com propaganda de ativistas contra o líder norte-coreano, Kim Jung-un.

Recentemente, o regime de Kim Jong-un - que nos últimos meses vem fazendo poucas aparições públicas -, tem endurecido a postura com relação a Estados Unidos e Coreia do Sul, após o fracasso da cúpula sobre desnuclearização, realizada em Hanói.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.