Coreia do Norte faz terceiro teste de mísseis balísticos em 8 dias
Dois disparos foram feitos durante a tarde. Coreia do Sul convocou uma reunião emergencial para analisar o novo teste do país vizinho
Internacional|Da EFE
A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (1) dois novos mísseis a partir da costa leste do país, o que constitui o terceiro teste armamentístico realizado pelo regime de Kim Jong-un em oito dias.
Segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, os mísseis foram lançados às 2h59 e 3h23 no horário local (14h59 e 15h23 no horário de Brasília) a partir da cidade de Yonhung e caíram no Mar do Japão. O órgão ainda não determinou que tipo de armamento foi utilizado no teste de hoje.
"Estamos seguindo a situação de perto caso haja lançamentos adicionais e mantendo uma postura de preparação", disse o comando do Exército da Coreia do Sul.
Leia também
Países europeus repudiam teste de mísseis da Coreia do Norte
Coreia do Norte dispara projétil não identificado, diz agência
'A infância de Kim Jong-un foi cheia de luxos, mas solitária', diz autora de livro sobre líder da Coreia do Norte
Apesar de esforços diplomáticos, Coreia do Norte testa mais mísseis
O governo da Coreia do Sul convocou uma reunião emergencial para analisar o novo teste armamentístico do país vizinho. Ontem, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance a partir de uma plataforma de disparo múltiplo. O primeiro dos testes havia ocorrido no último dia 25.
Os mísseis disparados no último teste não chegaram às águas do Japão nem à zona econômica exclusiva do país, segundo um porta-voz do governo.
Fontes militares dos Estados Unidos disseram à agência sul-coreana "Yonhap" que os mísseis usados hoje devem ser de curto alcance pela trajetória que percorreram.
Os seguidos testes realizados pela Coreia do Norte ocorrem enquanto o governo de Donald Trump tenta restabelecer o diálogo sobre a desnucleariazação do país com o líder do regime, Kim Jong-un.
As negociações estão travadas desde a segunda cúpula entre eles, em fevereiro, no Vietnã. No fim de junho, Trump se encontrou com Kim na fronteira entre as duas Coreias.
Na ocasião, os dois se comprometeram a retomar as conversas sobre o programa nuclear do regime de Pyongyang.