Coreia do Norte realiza novos lançamentos de mísseis
Agência de notícias sul-coreana Yonhap acredita que disparos representem novo teste balístico. No último dia 25, Pyongyang já havia testado armas
Internacional|Da EFE
A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira (30) diversos mísseis a partir de sua costa oriental, o que, se confirmado, pode representar um novo teste balístico, segundo fontes militares sul-coreanas.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que o primeiro míssil foi lançado às 5h06 no horário local (17h06 de Brasília) e o segundo 21 minutos depois.
Os dois mísseis atingiram uma altura de 30 mil metros e percorreram 250 quilômetros antes de caírem no mar, de acordo com a agência de notícias Yonhap.
No último dia 25, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance também a partir de sua costa oriental. Os projéteis caíram no mar depois de percorrerem uma distância de cerca de 600 quilômetros.
Nos lançamentos, que foram supervisionados pelo ditador norte-coreano Kim Jong-un, foi colocada à prova uma "nova arma tática teleguiada", segundo a imprensa do regime.
O ministro de Defesa da Coreia do Sul, Jeong Kyeong-doo, informou que os mísseis lançados hoje são diferentes dos usados no teste do último dia 25.
Os mísseis lançados há cinco dias seriam, segundo o governo da Coreia do Sul, similares ao Iskander, de fabricação russa.
A imprensa norte-coreana ainda não confirmou o lançamento ocorrido nesta quarta. No último teste, as primeiras informações foram dadas por Pyongyang no dia seguinte.
Em 30 de junho, Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma reunião histórica na fronteira entre as duas Coreias e decidiram retomar os contatos em favor da desnuclearização da península coreana.