Coreia do Norte
Internacional Coreia do Norte realiza novos lançamentos de mísseis

Coreia do Norte realiza novos lançamentos de mísseis

Agência de notícias sul-coreana Yonhap acredita que disparos representem novo teste balístico. No último dia 25, Pyongyang já havia testado armas

Coreia do Norte realiza novo teste com mísseis

Coreia do Norte realiza novo teste com mísseis

04/05/2019 KCNA via REUTERS

A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira (30) diversos mísseis a partir de sua costa oriental, o que, se confirmado, pode representar um novo teste balístico, segundo fontes militares sul-coreanas.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que o primeiro míssil foi lançado às 5h06 no horário local (17h06 de Brasília) e o segundo 21 minutos depois.

Os dois mísseis atingiram uma altura de 30 mil metros e percorreram 250 quilômetros antes de caírem no mar, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

No último dia 25, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance também a partir de sua costa oriental. Os projéteis caíram no mar depois de percorrerem uma distância de cerca de 600 quilômetros.

Nos lançamentos, que foram supervisionados pelo ditador norte-coreano Kim Jong-un, foi colocada à prova uma "nova arma tática teleguiada", segundo a imprensa do regime.

O ministro de Defesa da Coreia do Sul, Jeong Kyeong-doo, informou que os mísseis lançados hoje são diferentes dos usados no teste do último dia 25.

Os mísseis lançados há cinco dias seriam, segundo o governo da Coreia do Sul, similares ao Iskander, de fabricação russa.

A imprensa norte-coreana ainda não confirmou o lançamento ocorrido nesta quarta. No último teste, as primeiras informações foram dadas por Pyongyang no dia seguinte.

Em 30 de junho, Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma reunião histórica na fronteira entre as duas Coreias e decidiram retomar os contatos em favor da desnuclearização da península coreana.