Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte: fotos mostram preparativos para desfile militar

A maioria dos especialistas supõe que Pyongyang mostrará novos recursos de seu programa de mísseis durante o evento

Internacional|Da EFE

Novas fotos tiradas por satélite e analisadas nesta terça-feira (22) pelo site especializado "38North", mostram intensos preparativos para a celebração de um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que no próximo dia 10 de outubro celebra um importante aniversário.

As fotos, tiradas no último domingo, mostram mais de 40 veículos posicionados no campo de treinamento localizado próximo ao aeroporto de Mirim, no sudeste de Pyongyang.

Leia mais: Kim elogia reconstrução de área atingida por tufão e enchentes

Essas instalações são normalmente utilizadas para os ensaios dos desfiles realizados no centro da capital norte-coreana, pois reproduzem as dimensões da famosa praça Kim Il-Sung, onde acontece a principal exibição dessas celebrações militares.

Publicidade

Na maioria das vezes, a Coreia do Norte não costuma informar antecipadamente sobre esses desfiles, mas os preparativos em Mirim, que tem concentrado intensa atividade há meses, geralmente são visíveis do espaço.

Tudo indica que se trata dos preparativos para o dia 10 de outubro, quando o regime norte-coreano comemora os 75 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores.

Publicidade

Leia também

A maioria dos especialistas supõe que Pyongyang mostrará novos recursos de seu programa de mísseis.

As fotos destacam nove veículos mais longos que "provavelmente são vários lançadores de foguetes", de acordo com o "38North".

Publicidade

Também aparecem várias tendas instaladas que provavelmente irão acomodar os militares.

A análise divulgada hoje pelo site considera que o que é visto nas imagens é apenas uma fração dos ativos que devem desfilar em Pyongyang.

Outras fotos tiradas no centro da capital mostram claros preparativos na própria Praça Kim Il-sung e obras de melhoria para a Ponte Okryu, que veículos militares usam para ir de Mirim até o local da cerimônia.

Em qualquer caso, as fotografias não revelam a presença de plataformas de montagem móvel (TEL) de mísseis em Mirim.

Muitos especialistas acreditam que Pyongyang poderia revelar novos TELs neste desfile, algo que, se cumprido, confirmaria os avanços persistentes que a Coreia do Norte continua fazendo em seus programas de armas de destruição em massa, apesar de ter iniciado negociações de desnuclearização com os Estados Unidos em 2018.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.