Kim Jong-un lançará satélite espião sobre o Mar Amarelo, diz Guarda Costeira japonesa
Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos vão monitorar o lançamento do novo artefato da Coreia do Norte
Internacional|Do R7
A Coreia do Norte afirmou que seu líder, Kim Jong-un, lançará um satélite entre os dias 24 e 31 de agosto na direção do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, informou nesta terça-feira (22, horário local) a Guarda Costeira do Japão.
O Japão irá cooperar com a Coreia do Sul e os Estados Unidos para monitorar o lançamento, afirmou o governo do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em postagem na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. A Guarda Costeira acrescentou que o satélite, se lançado, deve cair fora da zona econômica exclusiva do Japão.
A Coreia do Norte lançou no dia 31 de maio um satélite que acabou caindo no mar. O novo foguete de lançamento, o Chollima-1, falhou devido a instabilidades no motor e no sistema de combustível, informou a agência estatal KCNA.
O voo foi a sexta tentativa de lançamento de satélite do país — que tem bomba atômica —, e a primeira desde 2016. A intenção era colocar em órbita o primeiro satélite espião da Coreia do Norte.
O lançamento causou alertas e um breve pedido de esvaziamento de regiões da Coreia do Sul e do Japão, mas nenhum perigo ou dano foi relatado.
" gallery_id="647733b643527faf92001c75" url_iframe_gallery=""]