Logo R7.com
RecordPlus

Coreia do Norte mantém proibição de acesso a zona industrial

Internacional|Do R7

  • Google News

A Coreia do Norte se recusou neste sábado a retirar a proibição de acesso de sul-coreanos às suas empresas na zona industrial conjunta do lado norte-coreano da fronteira.

A entrada do complexo de Kaesong, fundado por Seul, está proibida desde quarta-feira, no momento em que as tensões chegaram ao seu nível mais alto em anos.


Poucos caminhões com mercadorias tentaram cruzar a fronteira para Kaesong, mas foram impedidos e tiveram que dar meia-volta.

Autoridades da Coreia do Sul haviam advertido que o bloqueio de matérias primas e de trabalhadores poderia obrigá-las a suspender as operações em Kaesong em alguns dias.


Pyongyang permitiu a saída dos sul-coreanos que permaneciam em Kaesong, e a volta de cem deles era esperada neste sábado. Com isso, cerca de 500 continuarão no complexo, indicou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

O ministro da Unificação sul-corean, Ryoo Kihl-Jae, disse na sexta-feira que Seul considera retirar seus cidadãos de Kaesong se sua situação ficar insustentável.


Pyongyang já havia ameaçado retirar seus 53.000 trabalhadores contratados por 123 empresas sul-coreanas e fechar todo o complexo.

Kaesong, localizado dez quilômetros dentro do território do Norte, foi criado em 2004 e é fundamental para a economia do país comunista.

ckp/gh/dm

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.