Internacional Coreia do Norte testa novo míssil antiaéreo, afirma imprensa estatal

Coreia do Norte testa novo míssil antiaéreo, afirma imprensa estatal

País realizou uma série de exercícios militares nos últimas dias; Conselho de Segurança da ONU se reunirá para discutir assunto

  • Internacional | Lucas Ferreira, do R7, com informações da AFP

Kin Jong-un recusou tentativa de diálogo com norte-americanos

Kin Jong-un recusou tentativa de diálogo com norte-americanos

KCNA/EFE/EPA - 14.1.2020

A imprensa estatal da Coreia do Norte confirmou na noite desta quinta-feira (30), manhã de sexta-feira (1º) na Ásia, a realização de testes militares com um novo míssil antiaéreo. De acordo com os norte-coreanos, a arma foi recém-desenvolvida pelo país.

Com mais um novo míssil, a Coreia do Norte entra de vez no radar do Conselho de Segurança da ONU, que pretende se reunir na próxima sexta-feira para discutir a série de testes realizados pelas forças armadas de Kim Jong-un.

O líder norte-coreano tem exibido nas últimas semanas novas armas do país, como mísseis hipersônicos, mísseis de cruzeiro de longa distância e até mísseis que podem ser disparados a partir do sistema ferroviário da Coreia do Norte.

Apesar de causar euforia na comunidade internacional, o governo de Jong-un preferiu amenizar os eventos e destacou o direito de poder testar armas para a “defesa nacional”.

“Nós apenas estamos construindo nossa defesa nacional para nos proteger e salvaguardar de forma confiável a segurança e a paz do país”, comentou o embaixador norte-coreano Kim Song durante a Assembleia-Geral da ONU.

Os norte-coreanos também recusaram uma tentativa de diálogo com os Estados Unidos. Segundo Jong-un, a oferta de conversa norte-americana é “fachada para mascarar sua enganação e seus atos hostis”.

Últimas