Corpo encontrado com colete salva-vidas indica que voo QZ-8501 não caiu de forma súbita
Ainda assim, pilotos não emitiram pedido de socorro
Internacional|Do R7

O corpo de uma das vítimas do acidente da AirAsia recuperado nesta quarta-feira (31) estava usando colete salva-vidas, afirmou um oficial indonésio de uma equipe de buscas, levantando novas questões sobre como o desastre aconteceu.
O fato de uma pessoa estar vestindo colete salva-vidas sugere que aqueles que estavam a bordo tiveram tempo antes de o avião atingir a água ou antes de ele afundar.
E ainda assim os pilotos não emitiram sinal de socorro.
Parentes dos passageiros se desesperam ao ver imagens de corpos no mar
Mau tempo pode derrubar um avião?
“Esta manhã, nós recuperamos um total de quatro corpos e um deles estava vestindo um colete salva-vidas”, declarou à Reuters Tatang Zaenudin, oficial da agência de busca e resgate.
Ele se recusou a especular a respeito do que a descoberta poderia significar.
O presidente-executivo da AirAsia, Tony Fernandes, disse aos repórteres que ainda não havia confirmação da imagem do sonar, nem da informação de um corpo usando o colete salva-vidas.
Um piloto que trabalha para uma transportadora do Golfo disse que o colete salva-vidas indica que o acidente não foi causado por uma “falha catastrófica”.
Em vez disso, o avião pode ter tido um problema e depois caído, possivelmente porque os instrumentos congelaram e forneceram leituras imprecisas aos pilotos.
“Havia tempo. Isso significa que o avião não caiu simplesmente do céu”, disse o piloto, que não quis se identificar.
Ele afirmou ainda que poderia demorar alguns minutos para um avião cair de uma altura de 30 mil pés e que os pilotos podem ter vivenciado “visão de túnel ... muito sobrecarregados” para enviar uma mensagem de socorro.
A aeronave desapareceu depois de pedir permissão para voar mais alto, para evitar o mau tempo.
A maioria de quem estava a bordo era indonésia. Nenhum sobrevivente foi encontrado.