Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Corram!': jovens relatam desespero durante tiroteio em bar nos EUA

Atirador jogou bombas de fumaça dentro de bar antes de abrir fogo. Pelo menos 13 pessoas morreram, incluindo um policial e o suspeito

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters

Suspeito atirou bombas de fumaça antes de abrir fogo
Suspeito atirou bombas de fumaça antes de abrir fogo Suspeito atirou bombas de fumaça antes de abrir fogo

"Nós escutamos as pessoas gritarem 'corram!'". É este o relato da estudante Erika Sigman, de 19 anos, sobre o momento em que um homem abriu fogo em um bar de música ao vivo na cidade de Thousand Oaks, no estado americano da Califórnia, na noite desta quarta-feira (7).

Erika falou aos repórteres que esperavam na frente do local após o incidente, que deixou pelo menos 11 mortos, segundo a polícia. Além dos 11, um policial de nome Ron Helus e o próprio suspeito morreram — totalizando 13 vítimas. O número de feridos é desconhecido, já que muitos se dirigiram a hospitais da região sem contatar a polícia.

Assim como outras testemunhas, a estudante Erika e seu grupo de amigos fugiram pela janela do bar Borderline Bar & Grill em direção ao estacionamento. Outros se jogaram no chão durante os disparos. 

Em pronunciamento à imprensa, um dos chefes da polícia local, Geoff Dean, disse a repórteres que o incidente ocorreu por volta 23h20 do horário local (5h20 da quinta-feira, 8, no horário de Brasília). Poucos minutos depois, a polícia chegou à cena do crime — dois agentes rodoviários que passavam pela região já estavam dentro do estabelecimento respondendo ao chamado. O SWAT — unidade de polícia altamente especializada — também participou da operação.

Publicidade

"Havia muito sangue e o suspeito estava entre os mortos", afirmou Dean, acrescentando que o policial Ron Helus foi a óbito em um hospital da região depois de não resistir aos ferimentos. Ele tinha 29 anos de carreira na corporação e planejava se aposentar em 2019. Não se sabe se o suspeito foi morto por tiros da polícia ou se tirou a própria vida. 

Erika Sigman, de 19 anos, relatou momentos de desespero
Erika Sigman, de 19 anos, relatou momentos de desespero Erika Sigman, de 19 anos, relatou momentos de desespero

O Borderline Bar & Grill sedia eventos de música country e, de acordo com a mídia local, reunia alguns estudantes da Universidade Luterana da Califórnia na noite de quarta-feira. 

Publicidade

Segundo relatos de outros jovens que estavam no bar, o suspeito, vestindo roupas pretas, atirou bombas de fumaça dentro do estabelecimento antes de abrir fogo — o que dificultou a visão no momento dos disparos.

Pelo menos 30 tiros foram disparados com o que as testemunhas descrevem como uma pistola semiautomática. 

O FBI — polícia federal americana — participa das investigações. Thousand Oaks é uma cidade com cerca de 130 mil habitantes e fica a aproximadamente 60 km de Los Angeles.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.