Logo R7.com
RecordPlus

Corte egípcia cancela decisão de listar Hamas como organização terrorista, dizem fontes

Atitude sinaliza possível flexibilização da pressão sobre facção dominante da Faixa de Gaza

Internacional|Do R7

  • Google News

Uma corte de apelações no Egito cancelou neste sábado (6) uma decisão de listar o grupo palestino Hamas como uma organização terrorista, afirmaram fontes judiciais, sinalizando uma possível flexibilização da pressão sobre a facção dominante da Faixa de Gaza.

O Hamas elogiou a decisão do Egito, que enfrenta uma insurgência islâmica que diz ser alimentada por armas contrabandeadas a partir de Gaza. O Hamas afirmou que a decisão ajudaria as relações com Cairo.


O Hamas é um ramo da Irmandade Muçulmana do Egito, que as autoridades declararam como um grupo terrorista e que tem reprimido desde que o Exército derrubou um de seus líderes, Mohamed Mursi, da presidência em 2013.

Cairo por muitos anos tem desempenhado um papel central na engenharia do cessar-fogo entre os vizinhos Israel e Hamas, que domina Gaza, incluindo uma trégua alcançada entre os lados em agosto, que pôs fim a uma guerra de 50 dias.


Autoridades egípcias dizem que armas são contrabandeadas da Faixa de Gaza para o Egito, onde acabam nas mãos de grupos militantes que lutam para derrubar o governo apoiado pelo Ocidente.

(Por Stephen Kalin, com reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi em Gaza)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.