Logo R7.com
RecordPlus
‌

Corte no Japão julga liminar sobre bloqueio a reinício de reatores nucleares

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

SÃO PAULO (Reuters) - Um tribunal japonês julgará na quarta-feira liminar para bloquear o reinício das operações de mais dois reatores nucleares, em uma decisão que pode determinar se uma legislação acionada por parte dos cidadãos para evitar a reabertura do setor por razões de segurança ganhará força.

A decisão sobre a usina de Sendai poderia mostrar se a interrupção na semana passada da reabertura da usina Takahama por questões de segurança foi algo atípico decidido por um juiz antinuclear ou se o segmento judiciário tornou-se mais ousado em apoiar os direitos dos cidadãos sobre o Estado.

‌

Quatro anos depois de um terremoto e tsunami destruir a usina de Fukushima, levando a colapsos e evacuações em massa, os reatores na planta de Sendai tiveram a maioria dos obstáculos regulatórios liberados e poderiam começar a funcionar já em junho.

Um painel de três juízes irá se pronunciar sobre o pedido de liminar nos reatores Sendai.

‌

Uma ordem judicial impedindo a Kyushu Electric Power Co de operar a Sendai coloca o risco de a indústria entrar em batalhas judiciais por meses ou anos.

(Por Kentaro Hamada e Aaron Sheldrick)

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.