Covid-19: Noruega suspende vacina da AstraZeneca
País está aguardando informações que comprovem ou descartem a relação entre o imunizante e a formação de coágulos
Internacional|Da AFP

As autoridades sanitárias norueguesas anunciaram nesta quinta-feira (11) a suspensão "cautelar" das vacinas de covid-19 da AstraZeneca. Oslo segue, assim, os passos da Dinamarca, que tomou uma decisão similar por temor da formação de coágulos.
"Na Noruega, estamos dando uma pausa na vacinação com a AstraZeneca", afirmou um alto funcionário do Instituto Nacional de Saúde Pública, Geir Bukholm, em entrevista coletiva. "Estamos à espera de informações, para ver se há uma relação entre a vacinação e este caso de coágulos."
Leia também
Segundo Bukhlom, a medida "é o princípio da precaução". Ele ressalta ainda que até o momento não foi estabelecido nenhum vínculo entre a vacina do laboratório e a trombose, incluída como uma das consequências mortais, constatada na Dinamarca. O país, acompanhado imediatamente pela Islândia, anunciou uma decisão semelhante pouco antes, alegando também o princípio da precaução.
A AstraZeneca, que desenvolveu a vacina junto com a Universidade de Oxford, defendeu a segurança do produto. "A segurança da vacina foi estudada profundamente em testes clínicos de Fase 3 e os dados (...) confirmam que, no geral, a vacina foi bem tolerada", disse à AFP um porta-voz do grupo. Por sua vez, o governo britânico também afirmou que a vacina é "segura e eficaz".














