Cruz Vermelha diz temer guerra em áreas densamente povoadas
Chefe de delegação na Ucrânia afirma haver preocupação em relação ao desenrolar do conflito em Kiev e outras cidades
Internacional|Da EFE
O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) expressou neste sábado (26) o temor de que o conflito na Ucrânia se espalhe por áreas com alta densidade populacional, o que poderá ter consequências "devastadoras" para os civis, "incluindo crianças, doentes e idosos".
"Estamos preocupados com o risco de que o conflito afete áreas densamente povoadas, incluindo a capital, Kiev, e outras grandes cidades", disse em comunicado Florence Gillette, chefe da delegação do CICV na capital ucraniana.
Leia também
A delegada pediu às partes em conflito que não esqueçam suas obrigações perante o direito internacional humanitário, e que garantam a proteção da população civil e de todas as pessoas que não participam do combate, incluindo detidos, feridos e doentes.
O comitê também alertou contra ataques indiscriminados e pediu às partes em conflito que evitem "o uso de armas explosivas de amplo raio de impacto em áreas povoadas", bem como a colocação de alvos militares dentro ou perto dessas áreas.
O comunicado do CICV também alertou para um possível aumento das tensões e do número de armas nas ruas, diante do que "é importante continuar tomando medidas para garantir a manutenção da ordem pública, a fim de evitar riscos adicionais para a população civil".
"Qualquer comprometimento de serviços essenciais, como água, eletricidade ou instalações sanitárias, pode ter grande repercussão", acrescentou Gillette.