Logo R7.com
RecordPlus

Presidente interina da Venezuela agradece solidariedade do Brasil em meio à captura de Maduro

Presidente interina da Venezuela disse que crê na diplomacia

Internacional|Da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, agradeceu a Lula e ao povo brasileiro pelo apoio em momentos críticos.
  • O agradecimento se deu após o sequestro de Nicolás Maduro e sua esposa por militares dos EUA, sob ordem do governo Trump.
  • Delcy mencionou conversas com líderes internacionais sobre as agressões contra a Venezuela e a necessidade de abordar a situação por meio da diplomacia.
  • Ela destacou a importância da cooperação entre nações e o respeito ao direito internacional, buscando trabalhar em uma agenda conjunta com outros países.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Delcy Rodríguez agradeceu a Lula e ao Brasil e defendeu solução diplomática Leonardo Fernandez Viloria/ Reuters - 10.01.2025

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, postou, nesta sexta-feira (9), mensagem de “especial gratidão” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao povo brasileiro por apoio e solidariedade “nos momentos mais críticos após a agressão sofrida”.

No dia 3, o presidente Nicolás Maduro e a primeira-dama Cília Flores foram sequestrados por militares estadunidenses, sob ordem do governo de Donald Trump, e estão presos em Nova York.


Além da menção de agradecimento aos brasileiros, Delcy destacou ter conversado com Lula, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.

“Durante esses encontros, forneci informações detalhadas sobre os ataques armados contra o nosso território, que resultaram na morte de mais de 100 civis e militares”, informou Delcy Rodríguez.


Leia mais

Diplomacia

Ela disse que reafirmou aos chefes de Governo que a Venezuela vai “enfrentar essa agressão por meio de canais diplomáticos”, como o “único caminho” para defender a soberania e preservar a paz.


Delcy destacou que tratou com eles sobre o que ela denominou de “graves violações do direito internacional, incluindo a violação da imunidade de jurisdição” contra Maduro e a primeira-dama.

A presidente interina afirmou que as conversas avançaram para a necessidade de uma agenda de cooperação bilateral sobre o respeito ao direito internacional, a soberania dos Estados e o diálogo entre os povos.


Diálogos

Em relação ao presidente colombiano, Gustavo Petro, Delcy destacou que há comprometimento das duas nações em avançar “para enfrentar e resolver os problemas que nos afetam em comum, com base no respeito mútuo e na cooperação regional”.

Sobre o contato com o espanhol Pedro Sánchez, a presidente interina venezuelana agradeceu pela “corajosa posição” dele em condenar a agressão contra a Venezuela. “Expressei nosso interesse em trabalhar juntos em uma ampla agenda bilateral que seja benéfica tanto para nossos povos quanto para nossos governos”.

Outro agradecimento da presidente interina, em mais uma postagem, dirigiu-se ao emir do Catar, Tamim bin Hamad bin Khalifa Al-Thani. “O governo bolivariano reconhece e valoriza a sua disposição em contribuir com a construção de uma agenda de trabalho e de diálogo entre os Estados Unidos e a Venezuela”.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.