Deslizamento em mina de ouro na Colômbia deixa 15 desaparecidos
Acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira, em uma mina na cidade de Neira, no oeste do país
Internacional|Da EFE
Ao menos 15 mineiros estão desaparecidos devido a um deslizamento de terra ocorrido nesta sexta-feira em uma mina de ouro no município de Neira, no departamento (estado) de Caldas, no oeste da Colômbia.
Leia também: Jovem de 16 anos é sequestrada e esfaqueada 80 vezes na Colômbia
O diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Juan Miguel Durán, disse que o protocolo de resposta de emergência foi ativado por causa do incidente, e "estima-se que 15 mineiros estejam desaparecidos".
"Uma equipe de resgate em atividades de mineração foi enviada ao local", acrescentou Durán no Twitter.
O secretário do Meio Ambiente de Caldas afirmou que o deslizamento de terra aconteceu no povoado de El Bosque.
"De acordo com informações preliminares das autoridades, os mineiros podem ficar presos na região. A equipe de bombeiros está a caminho do local da emergência", informou a Secretaria em redes sociais.
Bombeiros da cidade de Irra, no departamento vizinho de Risaralda, que fica mais próximo do local da mina do que Neira, estão trabalhando no resgate, que conta com a participação de agências de ajuda humanitária, o Exército, a polícia local e funcionários da prefeitura de Neira.
Os socorristas levarão bombas para drenar a água da mina, que aparentemente inundou - ela fica muito perto do rio Cauca, o segundo maior da Colômbia.