Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diálogo com Maduro 'acabou', diz oposição da Venezuela

Representantes do governo abandonaram conversas mediadas pela Noruega em agosto, em repúdio ao endurecimento das sanções dos EUA

Internacional|

Oposição na Venezuela denuncia 'má fé' de Maduro
Oposição na Venezuela denuncia 'má fé' de Maduro Oposição na Venezuela denuncia 'má fé' de Maduro

A oposição da Venezuela comunicou no domingo (15) que um diálogo mediado pela Noruega para tentar resolver a crise política do país terminou, seis semanas depois de o governo do presidente Nicolás Maduro suspender a sua participação.

As conversas, realizadas principalmete em Barbados, começaram depois que o líder opositor Juan Guaidó comandou um levante militar fracassado contra Maduro, que é acusado de violar direitos humanos e ser responsável por um colapso econômico que levou milhões a fugirem, em abril.

Os representantes de Maduro abandonaram as conversas em agosto em repúdio ao endurecimento das sanções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o país-membro da Opep.

Oposição diz que Maduro negocia de má fé

Publicidade

Membros da coalizão opositora que eram críticos do diálogo argumentaram que Maduro estava negociando de má fé e usando as tratativas para ganhar tempo.

Leia também

"O regime ditatorial de Nicolás Maduro abandonou o processo de negociação com desculpas falsas", disse o escritório de Guaidó em um comunicado. "Depois de mais de 40 dias durante os quais eles se recusaram a continuar, confirmamos que o mecanismo de Barbados acabou".

Publicidade

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu a um pedido de comentário.

Noruega segue apoiando diálogo

Publicidade

Apesar do revés, diplomatas noruegueses continuam preparados para auxiliar, disse Dag Nylander, que lidera os esforços internacionais de paz e reconciliação do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

"A Noruega está facilitando o processo de negociação na Venezuela a pedido dos principais atores políticos do país, e reitera sua prontidão para continuar neste papel enquanto as partes o considerarem útil e avançar na busca de uma solução negociada", tuitou Nylander nesta segunda-feira.

Guaidó x Maduro

Guaidó, que comanda a Assembleia Nacional controlada pela oposição, invocou a Constituição venezuelana em janeiro para assumir uma presidência interina, argumentando que a reeleição de Maduro em 2018 foi fraudulenta. Ele foi reconhecido como o líder legítimo da Venezuela por dezenas de países, inclusive os EUA e o Brasil.

Mas Maduro, que qualifica Guaidó como um fantoche golpista de Washington, se manteve no poder mesmo com uma desaceleração econômica profunda e um isolamento internacional crescente. Os militares não o abandonaram, apesar dos apelos repetidos da oposição para que o fizessem, e ele ainda conta com o apoio da Rússia e da China.

Negociadores da oposição disseram que os representantes de Maduro não estavam dispostos a debater sua maior prioridade: uma nova eleição em condições livres e justas.

(Por Luc Cohen, em Caracas; Reportagem adicional de Terje Solsvik, em Oslo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.