Logo R7.com
RecordPlus

Dois policiais são baleados em posse do novo governo da Itália

Internacional|Do R7

  • Google News

Por Gavin Jones e Roberto Landucci

ROMA, 28 Abr (Reuters) - Enrico Letta foi empossado como novo primeiro-ministro da Itália no domingo e imediatamente enfrentou uma situação de emergência após um homem desempregado balear dois policiais no lado de fora de seu gabinete.


O atirador de 49 anos de idade, da pobre região sulina da Calábria, disse aos investigadores que tinha planejado atacar políticos, mas não tinha encontrado nenhum ao seu alcance.

Um dos policiais foi baleado no pescoço e seu estado é grave, disseram os médicos. O outro foi baleado na perna.


Em uma cena surreal, o primeiro-ministro que estava deixando o posto, Mario Monti, recebeu a saudação oficial de trombeta no pátio do palácio renascentista Chigi, antes de caminhar através da praça isolada pela polícia e passar por um policial agachado à procura de provas sobre os disparos.

Houve pedidos imediatos para que os partidos tentem acalmar os ânimos da opinião pública, que têm sido exacerbados por profundas divisões políticas, enquanto a Itália definha na mais longa recessão dos últimos 20 anos.


"Nossos políticos têm de começar a fornecer soluções para a crise social e às necessidades das pessoas, porque a crise transforma as vítimas em assassinos como o homem que atirou hoje", disse a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

"Há uma emergência social que precisa de respostas e os nossos políticos tem que começar dar-lhes."


Letta, 46, que irá definir o seu programa de governo no Parlamento na segunda-feira, disse que sua primeira tarefa será atacar os problemas da economia, que se contraiu nos últimos seis trimestre consecutivos e levou a taxa de desemprego da juventude para cerca de 40 por cento.

Os dados oficiais deste mês mostraram que, além dos 2,7 milhões oficialmente desempregados em 2012, outros 3 milhões de pessoas estão tão desmoralizadas que desistiram de buscar trabalho, um número muito maior do que em qualquer outro país da União Europeia.

Rosarno, a cidade natal do atirador, tem uma taxa de desemprego muito acima da média nacional e é conhecida pelas atividades da máfia local, a 'Ndrangheta, e pelos motins dos imigrantes africanos que recebem uma ninharia para trabalhar na colheita de frutas.

Depois de disparar vários tiros contra os policiais de plantão do lado de fora do gabinete do primeiro-ministro, o homem, vestindo terno, gritou "atirem em mim, atirem ", para outros policiais nas proximidades, informou a polícia.

Letta, mais à direita do seu Partido Democrata de centro-esquerda (PD), conseguiu por um ponto final nos dois meses de impasse que se seguiu à eleição geral inconclusiva, ao unir rivais políticos em uma ampla coalizão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.