Drones são responsáveis por manter a Ucrânia em guerra com a Rússia, diz especialista
Ricardo Cabral analisa evolução do arsenal ucraniano após anúncio de atualização do alcance dos drones marítimos “Sea Baby”
Internacional|Do R7
O serviço de segurança estatal da Ucrânia revelou nesta quarta-feira (22) que o alcance dos drones marítimos “Sea Baby” foi expandido de 1.000 para 1.500 km. Os veículos vão conseguir transportar até 2.000 kg de carga e operar em qualquer lugar do Mar Negro, além de transportar armas mais pesadas e usar inteligência artificial para selecionar alvos.
Ricardo Cabral, especialista em segurança e estratégia internacional, destaca a evolução da tecnologia ucraniana no conflito. “A Ucrânia, nesse aspecto de guerra de drones, normalmente surpreende os russos. Existem 38 instalações energéticas russas, num raio de mil quilômetros. A Ucrânia com drones atacou 28 delas, e estão começando a revidar os ataques na rede energética russa”, afirma.
Segundo o especialista, a Ucrânia tem levado a guerra a limites que a Rússia não estava preparada para enfrentar, graças à capacidade dos equipamentos. “É o drone que tem feito com que a Ucrânia se mantenha na guerra”, reflete, na entrevista ao Conexão Record News.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
