Dubrovnik, a famosa cidade de 'Game of Thrones', proíbe uso de malas com rodinhas
Moradores do local reclamavam das bagagens dos turistas, que eram arrastadas pelas ruas e causavam poluição sonora
Internacional|Larissa Crippa*, do R7
A cidade croata de Dubrovnik proibiu que viajantes desembarquem na região com malas de rodinhas. A proibição inusitada, que dividiu opiniões na web, veio depois de diversas reclamações de cidadãos locais.
O prefeito Mato Frankovic determinou que esse impedimento abrangerá toda a Cidade Velha de Dubrovnik, depois que os moradores afirmaram que a circulação das malas de rodinha gerava poluição sonora.
A circulação de turistas com esse tipo de bagagem pelas ruas de pedra e paralelepípedos da cidade deixava o povo da região desconfortável, principalmente à noite, sem conseguir dormir.
Segundo a revista britânica Time Out, qualquer pessoa flagrada ao arrastar uma mala pela Cidade Velha de Dubrovnik enfrentará uma multa de cerca de 230 libras, pouco menos de R$ 1.400.
A partir de novembro, a proibição se estenderá a todos os tipos de mala. Os viajantes terão que depositar suas bagagens em locais designados, fora dos portões da cidade, e tê-las entregues em seus respectivos alojamentos. Os turistas terão que pagar pela entrega, que será feita em um veículo elétrico, conforme relatado pelo tabloide britânico Mirror.
Essas novas regras estão sendo adotadas para combater o excesso de turismo em Dubrovnik. Outra norma, que será introduzida para reduzir a poluição sonora na cidade, prevê multas e o fechamento de cafés e bares localizados nos telhados por pelo menos uma semana.
Leia também
Um vídeo que pede aos turistas para "respeitar a cidade" também será exibido em navios de cruzeiro atracados em Dubrovnik e em voos da Croatia Airlines rumo ao país europeu.
Dubrovnik é uma das cidades mais visitadas da Croácia, devido à beleza natural e à arquitetura histórica deslumbrante. O turismo local disparou após a aparição da cidade em todas as temporadas da famosa série americana de fantasia e drama Game of Thrones.
Desde então, Dubrovnik tem testemunhado um fluxo constante de turistas a cada ano. A Croácia registrou 6,4 milhões de chegadas de turistas e mais de 25 milhões de noites reservadas até o fim de junho de 2023, o que representa um aumento de 4% em relação aos números de 2019, de acordo com um relatório do Dubrovnik Times. O número é alto, levando-se em conta a população da cidade, de 41 mil habitantes.
*Sob supervisão de Sofia Pilagallo
Nuvens extremamente raras iluminam o céu de Moscou, na Rússia