Logo R7.com
RecordPlus

Efeito Lava Jato: cai aprovação de políticos peruanos envolvidos no escândalo

Especialista diz que descrédito generalizado pode ter um impacto sobre as próximas eleições

Internacional|Do R7

  • Google News
Atual mandatário, Ollanta Humala, é visto com desconfiança por 42% dos peruanos
Atual mandatário, Ollanta Humala, é visto com desconfiança por 42% dos peruanos

Os principais líderes políticos do Peru viram sua aprovação popular despencar após serem reveladas as primeiras ligações entre eles e a corrupção na Petrobras pela Operação Lava Jato. A notícia foi publicada pelo El Comercio, tradicional diário peruano.

A Operação Lava Jato foi associada pela população do país aos três últimos presidentes do Peru. Dentre os entrevistados, 65% disseram acreditar que o escândalo tem ligações com o governo de Alan Garcia, que comandou o país entre 2006 e 2011. 


Alejandro Toledo, presidente de 2001 a 2006, ficou com 55%. Já o atual mandatário, Ollanta Humala, é visto com desconfiança por 42% dos peruanos.

Jornal dos EUA diz que forçar saída de Dilma "causaria sérios danos à democracia"


Petrobras pode ter que pagar multa bilionária para encerrar investigações nos EUA

De acordo com o presidente executivo do centro de estudos Ipsos Peru, Alfredo Torres, as suspeitas sobre a Operação Lava Jato "se somam às alegações de corrupção envolvendo estes e outros líderes políticos e evidenciam um descrédito generalizado, tanto em relação ao atual governo quanto aos seus oponentes".


Deste modo, a aprovação do ex-presidente Alan Garcia caiu de 25% em julho para 21% em agosto. Assim como a do ex-chefe de Estado Alejandro Toledo, de 27% para 18%; o líder da Força Popular Keiko Fujimori, de 44% para 37%; o ex-ministro das Finanças, Pedro Pablo Kuczynski, de 43% para 37%; e a da primeira-dama Nadine Heredia, de 18% para 17%.

Para o presidente executivo do Ipsos Peru, o descrédito generalizado "pode ter um impacto sobre as próximas eleições".


— Se a população suspeita dos principais líderes políticos e as investigações concentram-se em acusações de vários crimes, isso abre espaço para o eleitorado procurar uma nova alternativa que ofereça uma política interna limpa de corrupção.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.