Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Jornal dos EUA diz que forçar saída de Dilma "causaria sérios danos à democracia"

New York Times destacou ainda a "solidez das instituições democráticas do Brasil”

Brasil|Do R7

  • Google News
NYT diz que Dilma é responsável pela má gestão que derrubou a economia, mas que isso não é justificativa para impeachment
NYT diz que Dilma é responsável pela má gestão que derrubou a economia, mas que isso não é justificativa para impeachment

O jornal The New York Times, dos Estados Unidos, publicou um editorial nesta segunda-feira (17) sobre a situação do Brasil. Segundo o editorial, retirar Dilma da Presidência sem nenhuma evidência concreta de irregularidade “iria causar sérios danos a uma democracia, que vem ganhando força há 30 anos, sem qualquer benefício de equilíbrio".

— E não há nada que sugira que nenhum outro líder faria um trabalho melhor com a economia.


O jornal dos EUA afirmou que, mesmo com a situação econômica brasileira ruim, não existe uma justificativa para um impeachment.

Solidez das instituições


O texto diz que o País está em “frangalhos”, mas reforça que, no meio da turbulência em que o Brasil vive, “é fácil deixar de notar a boa notícia: a solidez das instituições democráticas do Brasil”.

O texto cita a operação Lava Jato, que já prendeu diversos ex-diretores da Petrobras, mas afirma que o Ministério Público não foi dissuadido de seu trabalho e quebrou a cultura da imunidade para as elites empresariais e governamentais.


'É humanamente impossível a Lava Jato estancar a corrupção', diz delegado

Cardozo: 'Estamos a anos-luz de proposta de impeachment juridicamente aceitável'


Renan defende Dilma e diz que discussão sobre impeachment não resolverá crise econômica

Leia mais notícias de Brasil no R7

O New York Times diz ainda que, embora a Lava Jato tenha criado problemas políticos para a presidente Dilma Rousseff, ela “admiravelmente não tem feito nenhum esforço para restringir ou influenciar as investigações”.

“Pelo contrário, ela tem salientado repetidamente que ninguém está acima da lei”, e apoiou Rodrigo Janot para mais um mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República.

Por fim, o texto afirma que “não há dúvida de que os brasileiros estão enfrentando tempos difíceis e frustrantes, e as coisas tendem a piorar antes de melhorar”, mas que a solução não deve ser minar as instituições democráticas que são a garantia da estabilidade, da credibilidade e de um governo honesto.

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Financial Times

No domingo (18), o diário britânico Financial Times também saiu em defesa de Dilma em seu editorial. Apesar do escândalo de corrupção identificado na Operação Lava Jato e da economia brasileira patinando, os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff não devem ser levados adiante e a comandante deve permanecer no Planalto porque seria substituída por um “político medíocre”, informou o jornal, uma das principais publicações da área no mundo. 

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.