Guerra Israel x Hamas

Internacional Egito pede para Israel liberar passagem de Rafá e deixar ajuda chegar a Gaza

Egito pede para Israel liberar passagem de Rafá e deixar ajuda chegar a Gaza

Caminhões aguardam a abertura da fronteira para levar toneladas de itens básicos à região da guerra

AFP
Passagem de Rafá, no sul da Faixa de Gaza, é a principal ligação da região com outros países

Passagem de Rafá, no sul da Faixa de Gaza, é a principal ligação da região com outros países

Said Khatib/AFP 16.10.23

A chancelaria egípcia pediu ao governo de Israel nesta terça-feira (17) que libere a passagem de Rafá, fronteira que fica entre o sul da Faixa de Gaza e a região do Sinai. Os bombardeios de Israel estariam atingindo a região, o que dificultaria a entrada de ajuda humanitária em território palestino.

Toneladas de material humanitário aguardam no deserto egípcio de Ismaília a abertura da passagem de Rafá para levar comida e outros itens básicos à Faixa de Gaza. A região foi bombardeada quatro vezes nos últimos dez dias, quando Israel declarou guerra ao Hamas, grupo terrorista que governa Gaza.

Rafá

A passagem de Rafá é crucial para o movimento de pessoas e mercadorias entre Gaza e o mundo. Ataques aéreos recentes, que atingiram a zona neutra entre os portões egípcios e palestinos, causaram danos consideráveis, dificultando ainda mais a já tensa situação humanitária na região.

AUDE GENET/SYLVIE HUSSON/GABRIEL CAMPELO/AFP - 16.10.2023

A passagem vem sendo citada nas negociações entre diversas partes, enquanto se tenta chegar a algum acordo sobre a guerra, que começou em 7 de outubro. Localizada na parte sul de Gaza, faz fronteira com a península do Sinai e é a única forma de atravessar para o Egito, pois serve como uma ligação vital entre Gaza e o restante do mundo.

Por que a passagem de Rafá é tão importante na guerra de Israel contra o Hamas?

Últimas