Elogio de Kim Jong-un e bomba nuclear: como é o novo lança-foguetes da Coreia do Norte
Segundo o ditador norte-coreano, a tecnologia conta com calibre de 600 milímetros e é ‘única no mundo’
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Coreia do Norte anunciou um novo tipo de armamento. Trata-se de um lançador de foguetes. O equipamento teria capacidade para disparar mísseis com ogivas nucleares em direção à Coreia do Sul, principal adversário do regime de Kim Jong-un.
O lançador múltiplo de foguetes de calibre de 600 milímetros, testado pela última vez em janeiro com a presença de Kim, tem um alcance de cerca de 400 quilômetros, e o relatório da KCNA indica que ele pode agora estar pronto para implantação em campo.
LEIA MAIS
Durante a apresentação da arma, na quarta-feira (18), a locomoção do armamento se deu por ao menos 50 transportadores, que foram alinhados em sete fileiras em uma praça na capital norte-coreana. Cada veículo de transporte e lançamento, com quatro eixos, transportou cinco tubos de foguetes.
O ditador compareceu à cerimônia de lançamento, realizada em Pyongyang, e chegou a dirigir um dos lançadores exibidos.
Em discurso, Kim Jong-un declarou que a tecnologia, que conta com calibre de 600 milímetros, é “única no mundo”, sendo ideal para, além de intimidar inimigos, “ataques especiais” ou “missões estratégicas”.
“A precisão e o poder de um míssil balístico tático, juntamente com as múltiplas funções de lançamento dos tubos, combinam-se perfeitamente nesta arma”, disse Kim.

“Quando esta arma for realmente utilizada, nenhuma força poderá esperar a proteção de Deus. É realmente uma arma maravilhosa”, acrescentou, segundo a KCNA.
Ele não deu detalhes sobre quando ou em quais missões pretende usar os lançadores.
Operários de uma empresa de munições fabricaram 50 unidades dessa arma de ataque e as apresentaram ao 9º Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, em uma cerimônia realizada em Pyongyang na quarta-feira (18), informou a KCNA.
Coreia do Norte amplia arsenal nuclear
Esta não é a primeira vez que Kim elogia os lançadores de 600 milímetros. Em 2022, o regime lançou 30 lançadores de foguetes do mesmo calibre, instalados em veículos sobre esteiras, cada um equipado com seis foguetes.
Desde então, a Coreia do Norte continua expandindo seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.
Segundo uma estimativa do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA, os norte-coreanos podem ter material físsil suficiente para até 90 ogivas nucleares, apesar das sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e esforços diplomáticos de alto nível para conter esse avanço.
No mês passado, o presidente sul-coreano Lee Jae-myung voltou a alertar para o poderio do país vizinho. Segundo ele, o regime produz material nuclear suficiente para fabricar entre 10 e 20 armas nucleares por ano e estaria aperfeiçoando a tecnologia de mísseis balísticos de longo alcance com a intenção de alcançar os Estados Unidos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











