Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em vídeo assustador, empresa divulga robô humanoide com ‘músculos’ e ‘ossos’; assista

Androide ainda está em desenvolvimento, mas impressiona por imitar com precisão a biomecânica de um ser humano

Internacional|Do R7

Robô ainda está em desenvolvimento, mas impressiona por imitar com precisão a biomecânica de um ser humano Reprodução/X/@clonerobotics

Uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos e da Polônia divulgou nesta quarta-feira (19) um vídeo em que apresenta o Protoclone, um robô humanoide musculoesquelético que imita com precisão a biomecânica de um ser humano.

Com mais de mil fibras musculares sintéticas e 500 sensores, o androide, que não tem rosto, foi apresentado se movimentando de forma assustadoramente realista nas imagens, que foram publicadas pela Clone Robotics no X (assista abaixo).

Leia mais

No vídeo, o robô aparece suspenso em uma oficina, inicialmente parado. Aos poucos, seus membros começam a se mover de forma espasmódica, revelando a contração dos músculos sintéticos sob uma pele translúcida.

A empresa, que produz androides para aplicações acadêmicas, comerciais e domésticas, diz que o robô em questão tem articulações artificiais, como tornozelos, joelhos, quadris, cotovelos e pescoço, e estruturas sob a “pele” que simulam ossos e cartilagens.


O co-fundador da Clone Robotics, Dhanush Radhakrishna, descreveu o lançamento como “o marco zero da era dos androides”. Dar Sleeper, da 1X Technologies, que é apoiada pela OpenAI, classificou o design como “mais legal e assustador” do que o esperado.

Lançamento

Ao contrário dos tradicionais robôs movidos por motores elétricos, o Protoclone utiliza um sistema inovador de músculos artificiais ativados por uma matriz de válvulas, que proporcionam movimentos mais naturais e silenciosos.


Hoje, os movimentos são operados por um sistema pneumático, que ativa os músculos por ar comprimido. Mas a ideia da empresa é migrar para o sistema hidráulico, que usa fluidos sob pressão e é mais eficiente para movimentos precisos e poderosos -- essa é a mesma tecnologia usada em máquinas pesadas e robôs industriais.

Apesar da apresentação ao público, o robô ainda é um protótipo em desenvolvimento e, por isso, não está disponível para venda no momento. Mas a companhia, é claro, já mira a produção comercial.


A empresa anunciou que lançará 279 unidades de um outro androide, chamado de Alpha, ainda neste ano. Ainda não há informações sobre o modelo, mas a expectativa é de que ele seja uma evolução do Protoclone. O preço não foi divulgado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.