Guerra Israel x Hamas

Internacional Israel está decepcionado com a ONU, diz autoridade do país

Israel está decepcionado com a ONU, diz autoridade do país

Comentário de Meirav Eilon Shahar acontece dias após diplomatas israelenses criticarem posicionamento do chefe das Nações Unidas

  • Internacional | Do R7, com informações da Reuters

Guerra em Gaza está sendo discutida na ONU

Guerra em Gaza está sendo discutida na ONU

David Dee Delgado/Getty Images North America/Getty Images via AFP - 24.10.2023

A embaixadora de Israel na ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, Meirav Eilon Shahar, disse nesta segunda-feira (30) que o seu país ficou "decepcionado" com o organismo global e disse que os chefes das agências não fizeram o suficiente para condenar o grupo terrorista Hamas e o crescente antissemitismo.

"Devo dizer que, de modo geral, as Nações Unidas decepcionaram o povo de Israel", declarou a embaixadora israelense aos repórteres. Ela disse que alguns chefes de agências não condenaram os ataques de 7 de outubro, quando o Hamas matou 1.400 pessoas e levou mais de 200 reféns.

“O que acontece quando você tem uma organização aqui trabalhando em Genebra, a OMS, que no dia seguinte, 8 de outubro, começa a falar sobre Gaza?”, questionou.

Eilon Shahar pareceu referir-se aos comentários do chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na plataforma de mídia social X. Ele expressou preocupação com a morte de civis em Gaza no dia seguinte ao dos ataques mais mortais em Israel desde que o país foi fundado, em 1948.

A OMS não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Desde a incursão do Hamas, Israel revida com ataques aéreos retaliatórios e uma ofensiva terrestre que já mataram mais de 8.000 palestinos, segundo as autoridades médicas de Gaza. Essa dura resposta atraiu apelos por um cessar-fogo, ou pelo menos uma pausa humanitária, mesmo por parte de alguns dos apoiadores mais próximos de Israel.

Os comentários de Eilon Shahar seguem-se às críticas de Israel ao secretário-geral da ONU, António Guterres, a quem o país acusou de justificar os ataques do Hamas. Guterres rejeitou a acusação de Israel, chamando-a de uma deturpação de suas observações.

Israel divulga novas fotos do Exército dentro de Gaza

Últimas