Rússia x Ucrânia

Internacional Encontro entre Putin e Zelenski não terá o resultado esperado, afirma chanceler russo

Encontro entre Putin e Zelenski não terá o resultado esperado, afirma chanceler russo

Serguei Lavrov disse que a conversa estaria condicionado à adoção das exigências de Moscou; representantes dos dois países irão se reunir nesta segunda-feira em Istambul

AFP
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano Volodmir Zelenski

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano Volodmir Zelenski

Reuters - 25.03.2022

O chefe da diplomacia da Rússia afirmou nesta segunda-feira (28) que o encontro entre o presidente Vladimir Putin e seu colega ucraniano Volodmir Zelenski seria "contraproducente" e estaria condicionado à adoção das exigências de Moscou nas negociações.

Putin "disse que nunca rejeitaria um encontro com o presidente Zelenski, mas é necessário que este encontro seja bem preparado (...) O conflito na Ucrânia se agravou durante todos estes anos, muitos problemas foram acumulados", declarou o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

"Então, encontrar-se para dizer 'o que você pensa?', 'Eu penso (...)'. Seria justamente algo contraproducente", acrescentou em uma entrevista coletiva antes de uma nova rodada de diálogo entre as delegações russa e ucraniana, em Istambul.

O diplomata russo reafirmou as exigências apresentadas pelo Kremlin desde o início da ofensiva contra Kiev em 24 de fevereiro: a proteção da população da região de Donbass, leste da Ucrânia, e a "desmilitarização" e "desnazificação" do país vizinho.

"Somos obrigados a garantir que a Ucrânia deixe de ser objeto de experimentos do Ocidente e da Otan no plano militar e que não represente uma ameaça militar e física para a Rússia", afirmou.

Últimas