Enquanto aguarda mais dinheiro dos EUA, Zelensky terá encontro com Biden nesta terça-feira
Presidente da Ucrânia também deve ir ao Capitólio, em Washington, para encontro com congressistas
Internacional|Do R7
Após passar pela Argentina no fim de semana, para a posse de Javier Milei, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, reúne-se nesta terça-feira (12) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para tratar do futuro da guerra contra a Rússia, em meio à espera de novos recursos americanos.
A Casa Branca solicitou ao Congresso US$ 61 bilhões (equivalentes a R$ 301 bilhões na cotação atual), mas a liberação do valor ainda é objeto de impasse da administração com uma parcela de republicanos no Legislativo.
Em comunicado divulgado no domingo, a Casa Branca afirmou que os dois líderes discutirão as "necessidades urgentes" enfrentadas pela Ucrânia.
"À medida que a Rússia intensifica seus ataques com mísseis e drones contra a Ucrânia, os líderes discutirão as necessidades urgentes da Ucrânia e a importância vital do contínuo apoio dos Estados Unidos neste momento crítico", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, no comunicado.
Os opositores entendem que o governo Biden deve incluir no pacote, que também tem ajuda a Israel e Taiwan, verbas para políticas significativas na imigração.
Uma reunião privada entre Zelensky e o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson, também está prevista para ocorrer hoje.
Zelensky ainda foi convidado para discursar aos senadores dos EUA, às 9h (11h em Brasília), no Capitólio.