Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda descoberta de documentos sigilosos em escritório de Joe Biden

Advogados do atual presidente dos EUA localizaram arquivos extraviados da época em que o democrata era vice de Obama

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante coletiva
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante coletiva Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante coletiva

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu na última terça-feira (10), durante uma viagem ao México, que desconhece o conteúdo de documentos sigilosos que foram encontrados em um escritório que ele utilizou quando era vice-presidente, no governo de Barack Obama.

"Não sei o que os documentos contêm", disse Biden a repórteres após a Cúpula da América do Norte, junto com o homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Biden declarou-se surpreso com a descoberta, realizada em um centro de pesquisas em Washington, e garantiu a colaboração no esclarecimento do caso.

Os advogados do presidente descobriram os documentos em novembro, em um armário trancado, durante uma limpeza no Centro Penn Biden, afiliado à Universidade da Pensilvânia, e os encaminharam ao Arquivo Nacional, que administra esse tipo de material, informou Richard Sauber, assessor especial de Biden.

Publicidade

"A Casa Branca está cooperando com o Arquivo Nacional e o Departamento de Justiça", afirmou Sauber em um comunicado, no qual descreveu o achado como "um pequeno número de documentos marcados como classificados".

"Os documentos não foram objeto de nenhuma solicitação ou requerimento prévio" e, desde que foram encontrados, os advogados de Biden cooperaram para "garantir que os registros da administração Obama-Biden estejam em posse do Arquivo", explicou.

Publicidade

Casa Branca preocupada com o caso

Casa Branca tenta contornar situação embaraçosa com Biden
Casa Branca tenta contornar situação embaraçosa com Biden Casa Branca tenta contornar situação embaraçosa com Biden

A Casa Branca enfrentou um forte questionamento, na última quarta-feira (12), devido à descoberta dos documentos secretos supostamente extraviados pelo presidente Biden — um caso que complica a investigação de um escândalo semelhante que envolve o ex-presidente Donald Trump.

Veículos de imprensa reportaram que assessores de Biden descobriram "pelo menos um lote adicional" de documentos. Até o momento, a Casa Branca confirmou a descoberta de "um pequeno número" de documentos classificados — aparentemente, cerca de dez.

Publicidade

A revelação mais recente garante que a história não terminará rapidamente, com consequências imprevisíveis para o futuro de um caso semelhante que envolve o ex-presidente Trump, que manteve um grande número de documentos na casa onde mora na Flórida após ter deixado a Casa Branca, em 2021.

Embora o caso de Trump seja mais sério — no qual o FBI recuperou cerca de 11 mil documentos durante as buscas, o que poderia lhe render acusações de obstrução da justiça —, o de Biden é, no mínimo, embaraçoso para um presidente que se gaba de altos padrões éticos.

“Quando o FBI fará buscas nas numerosas residências de Biden, incluindo a Casa Branca?”, pressionou Trump no site Truth Social.

Sem comentários

Porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, evitou comentar o caso
Porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, evitou comentar o caso Porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, evitou comentar o caso

Apesar de admitir que erros foram cometidos, a Casa Branca declarou que o governo Biden, ao menos, agiu imediatamente para corrigir a situação.

Além disso, os advogados de Biden rastreiam a possível localização de outros documentos extraviados, acrescentou o gabinete, o que pode explicar a descoberta de novos documentos recentemente.

Leia também

Em uma tentativa de neutralizar as acusações de interferência política, o procurador-geral, Merrick Garland, designou um promotor federal de Chicago nomeado durante o governo Trump para revisar os documentos de Biden — uma resposta bastante diferente da de Trump, que não cooperou com as tentativas das autoridades de recuperar os documentos extraviados, o que levou à operação do FBI.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, evitou responder a perguntas, alegando que não poderia comentar o assunto porque o Departamento de Justiça estava investigando os documentos de Biden. "Estaremos limitados no que podemos dizer aqui."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.