Entenda o papel do Japão no novo foco de tensão entre as Coreias
Coreia do Norte faz novas ameaças contra a vizinha do Sul no momento em que Sanae Takaichi adota uma política cada vez mais militarista
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Coreia do Norte ameaçou que, caso a Coreia do Sul realize outra incursão de drones pelo país, ela receberia uma “resposta terrível”. O alerta surgiu após uma suposta operação que fez com que três soldados sul-coreanos fossem investigados. O presidente sul-coreano, Lee Jae-myung prometeu acabar com os voos realizados pelos aparelhos não tripulados na zona de fronteira com o norte.

Na análise de Ricardo Cabral especialista em segurança e estratégia internacional, as acusações e avisos vindos da Coreia do Norte servem para aumentar a pressão sobre o país vizinho e o Japão. Segundo ele, o apoio comercial da Rússia têm dado uma autonomia maior para o governo de Kim Jong-Un.
O objetivo do líder seria incentivar a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, a adotar uma política ainda mais militarista. O raciocínio dela é explicado por Cabral no Conexão Record News desta sexta (13): “Se o Kim começar a mandar mísseis por cima do Japão, eu vou mostrar para ele que tenho um míssil capaz de atingir todos os lugares [...] Ela quer tomahawks e fala em mudar a Constituição”.
Leia Mais
De acordo com o especialista, uma das principais mudanças que Sanae quer é alterar uma cláusula que permitiria o exército japonês a atingir o mesmo auge visto durante a Segunda Guerra Mundial. Para impedir que as tensões regionais escalem a tal ponto, Donald Trump estaria procurando oportunidades de negócio com a Coreia do Norte.
Cabral explica: “São transações com o objetivo claro de trazer a Coreia de volta a um circuito onde se possa conversar [...], atrair por meio de incentivos para que ela amenize o discurso adotado contra a Coreia do Sul e o Japão”.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!












