Logo R7.com
RecordPlus

Entenda os interesses geopolíticos que motivam a aproximação entre Síria e Estados Unidos

Ahmed al-Sharaa deve se encontrar em breve com Donald Trump

Internacional|Do R7

  • Google News

Sobre a mudança de posicionamento do governo dos Estados Unidos em relação ao presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa — que até o ano passado era procurado pelo serviço secreto norte-americano —, o especialista em segurança e estratégia internacional Ricardo Cabral destaca os interesses geopolíticos na região do Oriente Médio. O líder deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (10).

“Essa ‘passação de pano’ em cima do al-Sharaa tem alguns elementos. Um deles chama-se Israel, que não quer ver a Turquia lá dentro. Os Estados Unidos devem instalar uma base em Derezó, perto do Curdistão. Mas o que tem a ver o Curdistão com isso? Petróleo e gás para a Europa, terra rara. O que você imaginar está sendo negociado, com tensão dos russos, com tensão do Irã”, diz em entrevista ao Conexão Record News.


Ele destaca o papel do petróleo na reintrodução da Síria no sistema internacional, apesar do exército do país “ser constituído por terroristas”, e diz que o líder do país pretende contribuir com o fim do fluxo de armas que tem como destino o Hezbollah (grupo terrorista originado no Líbano). “Isso está em jogo, e parece que os americanos conseguiram fazer um bom acordo com ele”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.