Logo R7.com
RecordPlus

Entenda os três instrumentos de pressão da China contra os EUA na guerra comercial

Pequim anuncia represálias às novas sanções norte-americanas; pesquisador Lier Ferreira analisa

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A China anunciou represálias às sanções dos EUA, visando proteger seus direitos e interesses.
  • Pequim vai controlar exportações de drones de uso duplo e proibir transações com seis empresas americanas.
  • EUA adicionaram robôs humanoides à lista de importações proibidas e sancionaram 40 entidades chinesas.
  • China usa três instrumentos de pressão: controle de exportações, listas de entidades sancionadas e barreiras espelhadas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A China anunciou uma série de represálias às novas sanções impostas pelo governo norte-americano. Segundo o Ministério do Comércio, as medidas tomadas pelos Estados Unidos prejudicaram seriamente os direitos e interesses legítimos do território chinês e, por isso, as medidas foram tomadas.

O comunicado afirmou que Pequim reforçará o controle sobre exportações de drones de uso duplo, ou seja, que podem ter aplicações civis e militares. Além disso, a China também proibiu a realização de transições, cooperação ou envolvimento em qualquer outra atividade com seis empresas norte-americanas.


Em julho, os Estados Unidos adicionaram robôs humanoides a uma lista de importações proibidas em nome da segurança nacional. E, além disso, 40 entidades chinesas foram incluídas nas proibições com o objetivo de prevenir o trabalho forçado.

O pesquisador Lier Ferreira, em entrevista ao Conexão Record News, explica os três “grandes instrumentos de pressão” usados por Pequim nessa guerra comercial.


1 - “Controle de exportações, especialmente em itens de uso duplo, uso dual, tecnologia sensível, ou seja, aquelas que podem ser utilizadas tanto para fins militares como para fins civis”.

2 - “Listas de entidades sancionadas. Assim como os Estados Unidos sancionam empresas e universidades, inclusive, os chineses também estão respondendo principalmente contra empresas norte-americanas para bloquear a cooperação empresarial”.


3 - “Uma resposta espelhada de barreiras em relação aos Estados Unidos. Os Estados Unidos impõem barreiras à China, a China impõe barreiras aos Estados Unidos, mas sempre, inteligentemente, assim agem os chineses, preservando uma margem de negociação para conversas futuras”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.